Se você acha que Resident Evil e Silent Hill revolucionaram o gênero jogos de terror, você certamente não conhece o clássico: Phantasmagoria. Lançado para PCs e Sega Saturn em 1995, o game revolucionou ao apresentar atores reais em cenas de violência e apelo sexual, tornando-se um dos primeiro jogos proibidos em diversos países.
Phantasmagoria usava atores reais para as cenas do game
Com um sistema point and click, o jogo era praticamente um filme. Tamanha era a quantidade de cenas, que o game era vendido em sete cds, algo considerado raro para a época. Isso acabou resultando em um número considerado baixo de vendas, pois muitas lojas elevavam o preço do game devido a quantidade fora do normal de cds.
Outro fator que contribuiu muito para o número de vendas pouco considerável era a polêmica em torno do título. Diversas lojas foram proibidas de vender o jogo, que chegou a ser banido em alguns países como a Austrália - conhecida pela grande restrição a jogos com apelo sexual e violência gratuita.
Phantasmagoria foi proibido em alguns países pelo forte apelo sexual
Queremos o clássico de volta!
Vivemos um momento em que jogos no estilo point and click chegaram de vez aos consoles. A Telltale é uma das principais empresas que investem nesse gênero. The Walking Dead e Jurassic Park são dois jogos da produtora que reforçam essa tese. Com isso, não é dificil imaginar um cenário para Phantasmagoria nos consoles de hoje.
A sequência de Phantasmagoria não agradou ao público
Não precisaríamos de atores gravando por meses em cenas com um fundo Chroma key. As cenas de animações de hoje podem reconstituir atores e cenários com um realismo que chega a confundir os mais desavisados.
Porém, se um dia alguma produtora revolver ressuscitar o clássico sem qualquer modificação, vale a pena conferir, principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de jogar este clássico do horror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário