Portal Online Pro: 10 filmes para morrer de medo!

10 filmes para morrer de medo!

  Sentir medo nem sempre é uma situação desagradável. Muito pelo contrário. Quando a sensação ocorre num parque de diversões e, principalmente, assistindo um belo filme de terror, o pânico faz parte do espetáculo e da diversão. Então, que tal selecionarmos para você 10 opções de filmes para morrer de medo? Faça a sua pipoca, apague a luz e acomode-se no sofá. O filme já vai começar.
O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby)

Diretor: Roman Polanski
Atores principais: Mia Farrow, John Cassavetes e Ruth Gordon




Um dos melhores filmes do brilhante diretor Roman Polanski. Mia Farrow interpreta a recém casada Rosemary Woodhouse que, juntamente com o seu marido se muda para um novo apartamento. Apaixonados pelo lugar, eles descobrem aos poucos que seus vizinhos não são o que aparentam ser. Quando ela engravida, começa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolvendo misteriosamente com os novos amigos, colocando em risco o futuro do seu bebê.


Diretor: Alfred Hitchcock
Atores principais: Anthony Perkins, Janet Leigh e Vera Miles



Um dos melhores filmes do Mestre do Suspense. Um dos pioneiros no cinema em assuntos como esquizofrenia e psicopatia conta a história de Marion, uma jovem e linda secretária (Janet Leigh), que rouba 40 mil dólares para se casar. Na fuga, acaba errando o caminho e se hospeda em um velho motel, onde é amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas sua presença é indesejada pela mãe do simplório anfitrião. A magistral cena do chuveiro dura apenas 45 segundos, mas deu um trabalhão para a equipe. Percebendo quão importante ela seria, Hitchcock levou sete dias para filmá-la, com 70 posições de câmera diferentes, além de contar com uma dublê. O sangue cenográfico é, na verdade, calda de chocolate. Hitchcock insistiu para que fosse assim porque na fotografia branca e preta do filme esse artefato causava mais impacto.


Diretor: Stanley Kubrick
Atores principais: Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd




Com roteiro de Stephen King, direção de Stanley Kubrick e uma das melhores atuações de Jack Nicholson, O Iluminado é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Na trama, o desempregado Jack Torrance é contratado para trabalhar como vigia em um hotel no Colorado durante o rigoroso inverno, quando o lugar fica completamente isolado. Na bagagem ele leva a mulher e o pequeno filho. Aos poucos, o isolamento mexe seriamente com a cabeça de Torrance, deixando-o cada vez mais louco, agressivo, perigoso e transtornado. O isolamento também mexe com o pequeno Danny, que começa a ter visões de fatos ocorridos no passado.


Diretor: Sean S. Cunningham
Atores principais: Betsy Palmer, Adrienne King, Jeannine Taylor e Kevin Bacon




A franquia já está em 12.º filme e se tornou célebre por causa do personagem principal (das continuações, sempre é bom frisar) Jason Voorhees. Com seus inseparáveis facão e máscara de hóquei, o maníaco vingador sai matando e botando terror nos jovens que insistem em acampar em Crystal Lake. A história original mostra que, ainda menino, Jason - que tinha problemas mentais - se afogou no local por causa da negligência dos monitores e dos hóspedes. O fato desperta a fúria da mãe, que é cozinheira do acampamento, e acaba se tornando uma assassina em série. O nome do filme é uma referência ao nascimento de Jason.


Diretores: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Atores principais: Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard .




Um dos novos filmes que se tornou um clássico moderno do gênero e um dos responsáveis por popularizar o estilo "mockumentary" - documentário falso. A obra conta a história de três estudantes de cinema que resolvem acampar nas matas de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair, mas somem misteriosamente. Um ano depois, são encontrados rolos de filmes e fitas de vídeo filmadas pelos aspirantes a cineastas. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. O ritmo de documentário é angustiante e de forte impacto. Uma pena que o desfecho seja brochante e tira um pouco da magia do filme. Mesmo assim, é um filme que precisa ser visto, principalmente para quem gosta de terror. O longa teve uma continuação patética e oportunista totalmente dispensável.


Diretor: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Atores principais: Cary Elwes, Leigh Whannell, Danny Glover e Tobin Bell




Filme que popularizou uma nova modalidade do gênero - o cinema tortura -, virou uma série bastante lucrativa e criou vários filhotes sem a mesma qualidade. No primeiro longa, um médico e um fotógrafo, acordam em um banheiro grande acorrentados pelos pés. Entre eles há um corpo de um homem ensanguentado com um revólver e um gravador nas mãos. Eles descobrem uma fita em seus bolsos e a colocam no gravador. Ao escutarem as fitas, descobrem que fazem parte de um jogo terrível contra o tempo em que o médico tem que matar o fotógrafo se quiser ver sua mulher e filha vivas. O médico descobre que se tarta de um trabalho de um serial killer chamado Jigsaw, que rapta pessoas e as coloca em armadilhas mortais.


Diretor: Tobe Hooper
Atores principais: Marilyn Burns, Edwin Neal e Allen Danziger




Um marco na história do cinema de terror. Filme com baixíssimo orçamento (cerca de 150 mil dólares), baseado numa história real, explícito, impactou e tornou-se cult por ser filmado de maneira bem realista, precária e por ser o primeiro a explorar a violência de maneira impactante. O filme conta a história de cinco jovens que se deparam com uma família de psicopatas durante uma viagem pela zona rural do Texas e são perseguidos pelo mais insano deles: Leatherface, o açougueiro que trucida suas vítimas com uma motosserra e usa a pele delas como máscara.


Diretor: Sam Raimi
Atores principais: Bruce Campbell, Ellen Sandweiss e Richard DeManincor]




Bem antes de se tornar o renomado diretor da trilogia Homem- Aranha, Sam Raimi chamou a atenção da crítica especializada com o seu primeiro longa, que na verdade era um trabalho de conclusão de curso de cinema. O filme é estrelado pelo seu "ator" favorito, o canastrão Bruce Campbell (amigo de Raimi até hoje e que chegou a participar da trilogia do Aranha fazendo algumas pontas) e conta a história de cinco jovens que vão passar um fim de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Lá, encontram o Livro dos Mortos e um gravador e uma fita com algumas passagens do livro. Ao ser ouvida pelos estudantes, desperta os espíritos que estavam adormecidos e que habitam o bosque. Os espíritos começam a possuir os jovens um por um, até que o protagonista e único sobrevivente Ash acaba com eles.


Diretor: Ridley Scott
Atores principais: Sigourney Weaver, Tom Skerritt e John Hurt




Clássico da ficção científica e percursor do gênero terror espacial. Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por uma estranha criatura. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em terror, pois a criatura é, na verdade, um parasita que depois de se hospedar em um organismo humano se transforma num alienígena horripilante, dotada de um organismo perfeito e considerada uma máquina assassina perfeita. O filme fez (e faz) um tremendo sucesso, gerou três continuações, um crossover - cruzamento de dois filmes - com Predador e uma nova saga, que pretende contar a origem desse ser (Prometheus).


Diretor: William Friedkin
Atores Principais: Max Von Sydow, Ellen Burstyn, Linda Blair, Jason Miller




Se tem um filme que possa definir o gênero terror, esse filme é O Exorcista. O tema central do filme é a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. A história central se passa em Georgetown, Washington, numa casa de uma típica família norte-americana. Uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre e também a um psiquiatra para ajudar nessa possessão. Cenas chocantes (inclusive a masturbação de uma menina com um crucifixo), transformação facial e um enredo perturbador faz desse filme um verdadeiro clássico. Único filme tradicional do gênero a concorrer ao Oscar de Melhor Filme. O diretor William Friedkin chegou a ser odiado pelo elenco pelo seu método "pouco convencional" de filmar que vão desde a dar tiros com uma arma de verdade para assustar os atores e amarrar a pequena Linda Blair com força para que ela gritasse de verdade. A atriz Ellen Burstyn foi premiada com um problema na coluna por causa dos métodos violentos de Friedkin. Uma curiosidade mórbida: Durante as filmagens, oito pessoas ligadas a equipe morreram de forma, até então, não explicada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário