Portal Online Pro: Final Fantasy XII

Final Fantasy XII

Guia completo da caça as Marks.

A Quest mais conhecida de Final Fantasy XII é sem sombra de dúvida a Mark Hunt. O objetivo é simples, vá ao barzinho The Sandsea e se registre, depois é só ir conversar com o cliente e ir caçar o monstro. Existem dois tipos de caça: as normais e as Elite, que são habilitadas depois de entrar no Clã Centurio e conversar com o Moogle Montblanc. É bom lembrar que para fazer cada Hunt é bom estar bem forte e para se abrir mais é só progredir na história, e que as Elite são mais complicadas de fazer, tanto por ter monstros mais fortes que as normais, mais difíceis de encontrar e um nível bem elaborado dos Gambits. Agora é só colocar o guia do lado, o jogo pra rodar e ir a caça pelegrino.

Obs. Uma dica que pode fazer toda a diferença é o horário para fazer cada Mark. Algumas só são feitas no período seco e outras com chuva, mas precisamente falando de Giza Plains. Tenha em mente o seguinte: se as suas horas de jogo estiverem em ímpar, vai estar ensolarado, em par, chovendo.

Obs *.Depois desta Mark, vá para a segunda área de Mt Bur-Omisace e retire todos os equipamentos de Vaan e examine a cabeça do dragão gigante para fazer cair um objeto brilhante. Pegue-o e receberá 500,000 gil e o melhor cajado do jogo, Rod of Faith.

Guia das Marks Normais




Nº 01 – RED & ROTTEN IN THE DESERT

Monstro: Rogue Tomato (Deadly Nightshade)

Cliente: Tomaj

Local do cliente: Rabanastre, The Sandsea Bar

Local do Mark: Dalmasca Estersand, The Stepping

Observação: é a primeira caça do jogo e irá fazê-la na história normal.

Recompensa: 300 gil, Potion x2, Teleport Stone




Nº 02 – WOLF IN THE WASTE

Monstro: Thextera (Mutant Wolf)

Cliente: Gasty

Local do Cliente: Rabanastre, The Sandsea Bar

Local do Mark: Dalmasca Westersand, Galtea Donws

Observação: Apenas chegue ao local.

Recompensa: 500 gil, Headguard, Tepeport Stone




Nº 03 – DALMASCA’S DESERT BLOOM

Monstro: Flowering Cactoid (Rare Cactoid)

Cliente: Dantro

Local do Cliente: Dalmasca Estersand, Outpost

Local do Mark: Dalmasca Estersand, Yardang Labyrinth

Observação: apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa: 500 gil, Potion x10 (Extra: Cactus Flower)




Nº 04 – WATERWAY HAUNTING

Monstro:Wraith (Ghost)

Cliente:Milha

Local do Cliente:Lowtown, North Sprawl

Local do Mark:Gramsythe Watherway, Overflow Cloaca

Observação: apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa: 500 gil, Ether, Gauntlets




Nº 05 – MARAUDER IN THE MINES

Monstro: Nidhogg (Blue Basilisk)

Cliente:Aekon

Local do Cliente:Bhujerba, Lhusu Square (última tela antes de Lhusu Mines)

Local do Mark:Lhusu Mines, Transitway 1

Observação: apenas chegue ao local e mate o bicho

Recompensa:600 gil, Rose Corsage, Balaclava (Extra: Great Sepertskin)




Nº 06 – LOST IN THE PUDDING

Monstro:White Flan (Mutant Flan)

Cliente: Sorbet

Local do Cliente:Rabanastre, Westgate

Local do Mark:Garamsythe Waterway, West Sluice Control

Observação:apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa:2800 gil, Yoichi Bow (Extra: Sluice Gate Key)






Nº 07 – FOR WHOM THE WYRM TOLLS

Monstro:Ring Wyrm (Lesser Dragon)

Cliente: Balzac

Local do Cliente:Lowtown, North Sprowl

Local do Mark: Dalmasca westersand, Windtrace Dunes

Observação:só aparece quando há uma tempestade de areia. De longe é o monstro mais difícil até agora. Ele tem MUITO HP, e seu Fire Breath causa um estrago terrível. Mas o maior problema é que ele recupera boa parte da energia. Tire ¾ do HP e comece a soltar os Mist Knacks. Ele é fraco contra fogo. Uma vitória mais ou menos tranqüila só vem com o grupo com/acima do levl 25 e com bons equipamentos. Porém, se conseguir matá-lo antes vai ficar um bom tempo usando a espada Icebrabd, a melhor disponível até Phon Coast.

Recompensa: 200 gil, Moon Rong, Ice Brand




Nº 08 – A SCREAM FROM THE SKY

Monstro: Wyvern Lord (Great Wyvern)

Cliente: Sherral

Local do Cliente: Rabanastre, Weapon Shop

Local do Mark: Nam-Yeasa Sandsea, Simoon Bluff (na área antes da Tomb of Raithwall)

Observação:Siga para a outra área à nordeste. O Mark fica ao norte nessa área.

Recompensa:1000 gil, Longbow, Shell Shield




Nº 09 – TINGLING TOAST

Monstro:Marilith (Crimson Serpent)

Cliente:Tavernmaster

Local do Cliente:Rabanastre, The Sandsea

Local do Mark: Zertinan Caverns, Invitation to Heresy

Observação:É mais fácil entrar por Dalmasca Westesand (você já estará na sala certa). Fique cinco minutos nessa tela, depois passe um tempinho na parte em que o sol entra na sala. Marilith aparece na sua frente.

Recompensa:2200 gil, Serpent Eye, Teleport Stone x3 (Extra: Serpentwine Must)




Nº 10 – THE DEFENSE OF OZMONE PLAIN

Monstro:Enkelados (Slaven)

Cliente: Low-chief Sugumu

Local do Cliente:Jahara, Eldernoll (última área)

Local do Mark: Ozmose Plain, The Shred.

Observação: Para ele aparecer, mate todos os inimigos da tela e volte para enfrentá-lo.

Recompensa: 1000 gil, Ether, Golden Amulet (Extra: Errmonea Leaf)




Nº 11 – A RING IN THE RAIN

Monstro: Croakadile (Mutant Lizard)

Cliente: Sadeen

Local do Cliente: Giza Plains – The Rains, Nomad Village

Local do Mark: Giza Plains – The Rains, Starfall

Observação: O monstro aparece perto da ponte

Recompensa: 1200 gil, Serpent Rod, Teleport Stone (Extra: Ring of the Toad)




Nº 12 - THE DEAD OUGHT SLEEP FOREVER

Monstro: Ixtab (Undead)

Cliente:High-Chief Zayalu

Local do Cliente: Jahara, Elderknoll

Local do Mark:Henne Mines, Phase 1 Shift

Observação:Ele está em qualquer uma das entradas vermelhas

Recompensa:1300, Ether, Soul Powder




Nº 13 – BEFOULMENT OF THE BEAT

Monstro: Feral Retrivier (Coeurl)

Cliente: Hymms

Local do Cliente: Mt Bur-Omisace, Sandstrewn Pass

Local do Mark: Paramina Rift, Spine of the Icewyrm

Observação:Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa:




Nº 04 – A CHASE THROUGH THE WOODS

Monstro: Vorpal Bunny (Mutant Hare)

Cliente:Nera

Local do Cliente:Eruyt Village, Spiritwood

Local do Mark: Golmore Jungle, the Rustling Chapel

Observação: se perdê-lo de vista por muito tempo, ele volta com a energia cheia.

Recompensa: 2000 gil, Lightning Arrowns, Gillie Boots (Extra: Rabbit’s Tail)




Nº 15 – THE MINE FLAYER

Monstro: Mindflayer (Mindflayer)

Cliente: Warrior Guromu

Local do Cliente:Jahara, Lull of the Land

Local do Mark: The Henne Mines, Phase 1 Dig

Observação: Apenas chegue ao local e mate o bicho

Recompensa: 2200gil, Carmagnole




Nº 16 – THE DESERTER’S REVENGE

Monstro: Bloodwing (Mutant Steeling)

Cliente: Nº 381

Local do Cliente:Dalmasca Estersand, South Bank Village

Local do Mark: Barheim Passage, West Annex.

Observação: Para chegar nessa parte, você deve ter a Barhein Key para poder entrar nessa Dungeon novamente. Para saber como pegar a chave, dê uma olhada na Quest da Esper Zalera.

Recompensa: 2400 gil, Stun Bombs, Vampyr Fang




Nº 17 – TROUBLE IN THE HILLS

Monstro: Atomos (Mutant Slaven)

Cliente: Burrogh

Local do Cliente:Nalbina Fortress, Jajim Bazzar

Local do Mark:Mosphoran Highwaste, Northern Skirts

Observação: Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa: 1800 gil, Gaia Rod, Diamond Shield




Nº 18 – ADDING INSULT INJURY

Monstro: Roblon (Augmented Automaton)

Cliente: Morgen

Local do Cliente: Nalbina Fortress, West Ward

Local do Mark: Nabreus Deadlands, Overlooking Eternity

Observação: Há um caminho um caminho secreto em Slumbermead que leva até lá. Mesma lugar para trocar os medalhões da quest do Esper Chaos. Cuidado com os milhares de zumbis aqui, e de preferência, vá equipado com Embroid Tipped em todo mundo pra aproveitar e dar uma upada também.

Recompensa: 3100 gil, Giant’s Helmet, Mytrhil




Nº 19 – RODEO TO THE DEATH

Monstro:Braegh (Mutant Nightmare)

Cliente: Va’Kansa

Local do Cliente: Mosphoran Highwaste, Bubbling Vale

Local do Mark: Salikawood, Corridor of Ages

Observação:Última tela antes de Nabudis, use a Teleport Stone.

Recompensa:1700 gil, Obelisk, Hi-Ether




Nº 20 – SHELLED OBSTRUCTION

Monstro: Darksteel (Titantoise)

Cliente: Homesick Man

Local do Cliente:Archades, Vint’s Armaments (Wepon Shop)

Local do Mark: Sochen Cave Palace, Temptaion Elubed

Observação: Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa: 3000 gil, Lead Bolts, Adamantite




Nº 21 – GET MY STFF BACK!

Monstro: Vyraal (Aevis)

Cliente: Viera Wayfarer

Local do Cliente: Balfoheim Port, Whiptecap Tavern

Local do Mark: Cerobi Steppe, The Northward

Observação: Viera vai te ajudar, mas na verdade não faz muita diferença. Esteja bem forte para tirar bastante HP e quando ele começar a correr, vai atrás dele na hora! Ou o gigantão vai recuperar a energia.

Recompensa: 3500 gil, Halberd, Crystal Shield (Extra: Viera Rocksack, Dragon Scale)




Nº 22 – OLD LEGENDS, DECAYING BONDS

Monstro: Lindwyrm (Dragon)

Cliente: Fremon

Local do Cliente: Old Archades, Alley of Muted Slighs

Local do Mark: Tchita Uplands, Garden of Life’s Circle

Observação:Ele só aparece quando há uma névoa no local. O certo é começar o caminho deste Balfohein e ir até o lugar, seguindo por Cerobi Steppe, até Garden of Life’s Circle. Tente chegar lá com o tempo nublado ou chuvendo.

Recompensa: 4200 gil, Barrel Coat, Hi-Ether (Extra: Ruted Scrap of Armor)




Nº 23 – THE THINGS WE DO...

Monstro:Overload (Headless)

Cliente: Insecure Seeq

Local do Cliente: Archades, Technik Shop

Local do Mark: Sochen Cave Palace, Doubt Abandoned

Observação: Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa: 3500 gil, Hi-Ether x2, Teleport Stone




Nº 24 – THE CREATURE COLLECTOR

Monstro:Golianth (Augmented Automaton)

Cliente:Barrong

Local do Cliente:Nalbina Fortress, West Ward

Local do Mark: Nebreus Deadlands, Overlooking of Eternity

Observação: Há um caminho secreto em Slumbermead que leva até lá. Mesmo lugar para trocar os medalhões da quest da Esper Chaos e o mesmo lugar do Roblon. De novo, cuidado com as caveiras.

Recompensa: 3600 gil, Save the Queen, Einheijarium.




Nº 25 – DEAD CITY WATCH

Monstro: Deathscythe (Greater Undead)

Cliente: Popol

Local do Cliente: Nalbina Fortress, Jajim Bazaar

Local do Mark:Necrohol of Nabudis, Cloiser of the Highborn.

Observação:Esse Mark é safadinho, pois só resolve aparecer quando dois de seus personagens estão com HP crítico. O bom é que ele aparecer, caso precise, pode tirar os personagens moribundos e trocar por outros saudáveis. Se conseguir use Imobilize nele, fica fácil. Mas relembro que Nehol of Nabudis é uma Dungeon difícil, então recomendamos vir para cá apenas quando estiver com o nível acima de 50.

Recompensa:2800 gil, Hi-Ether x2, Soul of Thamasa




Nº 26 – VISITOR ON DECK

Monstro:Deathgaze (Rare Mutant Aevis)

Cliente: A Traveler

Local do Cliente: Aerodrome (qualquer um)

Local do Mark:Airship, Air Deck

Observação: Em qualquer um dos Aerodromes de Ivalice, você encontra uma família que vive viajando. O filho deles é o cliente do Mark. O problema é que é você precisa de um pouco de sorte para encontrar o famoso monstro, assim como era pura sorte encontrálo em Final Fantasy VI. Você deve ir para vários Aerodromes, e sempre que falar com a família de novo, até o momento em que a família de novo, até o momento em que o garoto terminar de falar com a frase “I felt ship shake last time... It must’ve be close” (Eu acho que senti a nave se balançar um pouquinho... ele deve tá perto). Quando isso acontecer, pegue uma das airships (qualquer uma menos a Strahl, lógico) escolhendo a obção “By Leisure Craft” com a atendente. Agora vai precisar da sorte que falei. Quando chegar à Airship, uma cena especial deve aparecer. Caso não aconteça, termine a viagem (falando com a Chief Stewad), fale com com o garoto de novo e escolha outra Airship. Isso pode levar muitas tentativas, fique avisado.para aumentar as porcentagens, fique viajando para lugares diferentes. Na cena especial, já começa perguntado se alguém se candidata a matar Deathgaze. No começo ele é imune a ataques físicos. Fique soltando magias até a barreira acabar. Ele tem muito HP, esteja preparado.

Recompensa:3400 gil, Elixir x2




Nº 27 – THE CHILD SNATCHER

Monstro:Diabolos (Mutant Gargoyle)

Cliente: Miclio

Local do Cliente:Bujerba, Miner’s End

Local do Mark:Lhusu Mines, Site 11

Observação:Para chegar neste Mark, você tem que ter derrotado o Elite Mark Antlion. Teleporte-se para Phon Coast e nessa mesma tela, procure um cara sentado chamado Fallen Bhujerbean. Ao lado dele há um pequeno ponto brilhante. Essa é a Site 11 Key. Agora sim, teleporte-se para Lhusu Mines. Siga para o Site 9 (dependendo do que fez até aqui, talvez enfrentará o “senhor de todas as laminas” no caminho, e lá haverá um portão para usar a tal chave.

Recompensa: 2600 gil, Demon Shield, Zeus Mace




Nº 28 – THE BLACK SORCERER

Monstro:Psicodaemon (???)

Cliente: Ivaness

Local do Cliente:Mt Bur-Omisace, Temple Grounds

Local do Mark: Giruvegan, Gate of Fire

Observação: Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa:3800 gil, Dark Shot, Scathe Mote




Nº 29 – A WILD STENCH

Monstro: Wild Malboro (Malboro)

Cliente: Rena

Local do Cliente:Eruyt Village. Spiritwood

Local do Mark:Feywood, Rodolent Glade

Observação:Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa:4600 gil, Euclid’s Sextant




Nº 30 – PAYING FOR THE PAST

Monstro:Catoblepas (Behemoth)

Cliente:War-chief Supinelu

Local do Cliente: Jahara, Lull of the Land

Local do Mark: Zertinan Caverns, Hourglass Basin

Observação:Vá para a tela de Save antes. Há uma passagem secreta na cachoeira de areia, que leva-o para fora do mapa. Ela vai parar em um local alternativo da Hourglass Basin, onde Supinelu vai ajudá-lo a matar o Mark que está aí.

Recompensa: 3200 gil, Volcano, Artic Wind




Nº 31 – WYRM WRATH’S RENEWAL

Monstro:Fafnir (???)

Cliente: Leeha / Relj (Fale com Relj)

Local do Cliente:Mt Bur-Osmisace, Temple Approach

Local do Mark:Paramina Rift, Silverflow’s End

Observação: só aparece quando está nevando forte, então faça o seguinte, do monte Bur-Osmisace vá voltando até chegar quase perto da entrada da área e vá fazendo o caminho mais longo para chegar ao local, é tiro e queda. Esse Mark é osso duro de roer, mesmo com os personagens em níveis altos

Recompensa:




Nº 33 – WHO’S THE STRONGEST!?

Monstro: Pylraster (Grater tyrant)

Cliente:Rikken

Local do Cliente: Balfonhein Port, Saccio Lane

Local do Mark:Pharos First Acent, They Who Thirst Not

Observação:Quando ele estiver perto de morrer, use um Mega-elixir ou algo do tipo e o mate com Mist Knack, porque ele fica insuportavelmente forte! Não dando chance nenhuma pra você

Recompensa:8000 gil, Grand Mace, Scathe Mote x2




Elite Marks

Esses são mais fortes e chatos de se encontrar. Os pedidos ficam no Clan Hall, ao norte de Rabanastre. Fale com Montblac e ele vai te dar a lista. Aí é a mesma coisa, fale com o cliente e vá pra caça. São 13 Elite Marks, incluindo Yazmat, o conhecido monstro MAIS forte de TODOS os Final Fantasy (até mesmo do XIII; o monstro mais forte do jogo tem “apenas” 15 milhões) com seus mais de 500 MILHÕES DE HP!!




Nº 33 – LITTLE LOVE ON THE BIG PLAINS

Monstro:Cluckatrice

Cliente: Dania

Local do Cliente: Giza Plains (período seco)

Local do Mark: Giza Plains, Giza’s North Bank

Observação:Mate todos os inimigos da tela, saia e volte.

Recompensa:1000 gil, Jackboots, Rainbow Egg




Nº 34 – THE CRY OF ITS POWER

Monstro: Rocktoise

Cliente: Pilika

Local do Cliente: Bhujerba, Khus Skygrounds

Local do Mark:Lhusu Mines, Site 2

Observação:Apenas chegue ao local e mate o bicho.

Recompensa: 1200 gil, hi-Potion, Potion x2, Heavy Coat




Nº 35 – CRIME AND PUNISHMENT

Monstro:Orthros

Cliente: Contrite Thief

Local do Cliente:Rabanastre, Lowtown, North Sprawl

Local do Mark: Garamsythe Waterway, Southern Sluiceway

Observação:Mark tarado, só aparece se o grupo for de mulheres. Quando aparecer pode mudar os personagens se quiser.

Recompensa: 3500 gil, Phobos Gaze




Nº 36 – PARADISE RISEN

Monstro:Gil Snapper

Cliente: Nanau

Local do Cliente: Giza Plains – The Rain, Crystal Glade

Local do Mark: Giza Plains – The Rain

Observação: Gil Snapper está em uma sala secreta e para acessa-la corte todas as arvores mortas de Giza Plains, são seis. Quando cortar todas vá para South Bank e procure o a ponte que as árvores cortadas criaram e entre para encontrar o Mark. Agora é paciência. Você tem que entrar com todos os números do contador de horas em par, por exemplo, 12h36m12s para poder lutar com o Mark, mas fique despreocupado pois o seu amigo do clã vai avisar se ele está aí.

Recompensa: 3000 gil, Phobos Gaze




Nº 37 – PARAMINA RUN

Monstro:Trikster

Cliente: Gurdy

Local do Cliente: Mt Bur-Omisace, Sand-strewn Pass

Local do Mark:Paramina Rift, Frozen Brook

Observação: Só aparece com nevasca. Faça o mesmo que fez para enfrentar Fafnir para chegar ao local do Mark. Quando tirar certa quantidade de HP dele, o chocobo vai começar a correr e vai ser impossível ataca-lo com ataques físicos, então use magias para dar cabo da galinha gigante.

Recompensa:4800 gil, Deimos Clay




Nº 38 – ANTLION INFESTATION

Monstro:Antlion

Cliente: Niray

Local do Cliente:Bhujerba, Cloudborne Row

Local do Mark:Lhusu Mines, Site 3

Observação:A cliente te deu a chave de Site 3 para abrir o portão que fica lá onde você encontrou Ba’Gamnan. Na nova área é só ir a sudoeste e matar o bicho.

Recompensa: 4300 gil, Bubble Belt, Sickle-Blade.




Nº 39 – CARROT STALK

Monstro:Carrot

Cliente: Zammadria

Local do Cliente: Nalbina Fortress, Aerodrome

Local do Mark: Salikawood, Sun-dapled Path.

Observação:você deve chegar lá sem matar um único inimigo. Desligue os gambits e segure R2durante todo o caminho. Sefizer certo a Viera do clã vai te ajudar e Carrot, aparecer. Ele tem muito HP e causa vários estatus negativos, pra variar.

Recompensa:




Nº 40 – BATTLE ON THE BIG BRIDGE

Monstro:Ancient Man of Mystery

Cliente:Montblanc

Local do Cliente:Rabanastre, The Clan Hall

Local do Mark:Lhusu Mines, Tasche Span (primeira luta), Site 7 (segunda luta)

Observação:Você tem que ter completado a Hunt do Antlion e ter a chave de Site 11. A primeira batalha é simples e contêm um segredo importantíssimo! Se você acompanha a série há muito tempo sabe com quem está lutando; se não, apresento-lhe o cara que gosta de passar vergonha, o rei do exibicionismo e que foi o pé no saco de Bartz e Cia em Final Fantasy V, Gilgamesh, o senhor de todas as lâminas. Bem, o segredo é o seguinte, já entre na batalha com Steal, pra quê? Pra pegar o sonho de todo jogador de Final Fantasy, a lendária Genji Armor. Fique assim até pegar uma parte, depois só fique usando Steal quando o Hp dele estiver na EXATA metade, e por fim, quando o HP estiver no talo; mas no geral tente roubar quando o HP diminuir 20%, então: 80%, 60%, 40% e 20%, é tiro e queda. Sobre a luta, ele não bate tão forte, mas o problema é o seu cão, mate-o primeiro. O legal da luta é o que vai deixar os veteranos em êxtase, pois a cada porcentagem de dano ele vai tirar uma espada de outros heróis da série, como a Buster Sword de Zack/Cloud (FFVII), a Gunblade de Squall (FFVIII) e Brotherhood de Tidus (FFX). Na segunda luta aí o bicho pega! Mate Enkidulu o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, pois ele é o maior problema da luta, depois fique usando mais Steal para mais uma parte da armadura, e por fim, no final, com a energia de Gilgamesh no finalzinho. Agora é só ficar observando a espada que ele deixa no chão, que conseqüentemente vai pegar (Tornesol) e rir um pouco da cena quando sair da sala.

Recompensa: 10000 gil, Masamune




Nº 41 – A DARK RUMOR

Monstro: Belito

Cliente:Montblanc

Local do Cliente: Rabanastre, The Clan Hall

Local do Mark:Nam-Yensa Sandsea, Withering Shores

Observação: Chegar ao local não é tão fácil assim. Vá para Central junction em Orgin-Yensa Sandsea e entre em Zertinan Caverns. A outra saída dessa sala separada leva-o para um pequenino ligar de Nam-Yensa, aí sim, onde está o Mark. Na verdade, Montblannc forjou essa Mark apenas para atrair Ba’Gamm. Já que é assim, acabe logo com o inimigo de Balflear, pois não existe Belito nenhum.

Recompensa: 5100 gil, Mega Elixir




Nº 42 – TRUTH SHROUDED IN THE MIST

Monstro:Behemoth King

Cliente: Koqmihn

Local do Cliente: Rabanastre, Lowtown, Dalan’s House

Local do Mark: Feywood, Ice Field of Clearsight, The End of Reason

Observação: Como já virou moda, não basta ir à um lugar e matar um grande bicho. Para encontrar esse Mark enorme, elimine todos os inimigos das duas telas mencionadas (as duas antes de Giruvegan). Não basta apenas matar apenas uma vez, acabe com todos, aí volte para a outra e mate mais alguns que renascem e continue. Em algum momento quando for para Ice Field of Clearsight aqueles cinco vegetais CHATOS toscos de Sochen Cave vão aparecer, derrote-os. Agora vá para the End of Reason e lá estará o rei dos Behemoths.

Recompensa:250 gil, Bacchu’s Wine (Extra: 500,000 gil, Rod of Faith)*




Nº 43 - FISHY DREAMS

Monstro:Ixion

Cliente: Whitecap Wench

Local do Cliente:Balfohein Port, The Whitecap

Local do Mark: The Pharos at Ridorana, Subterra – Origin of Darkness, Penumbra, Interior.

Observação: Tudo isso aí é apenas uma única área. A partir de Ixion, os pr´ximos Marks só estão disponíveis depois de terminar os eventos de Pharos (além de ter o Rank apropriado). Ixion é de longe a área com os monstros mais fortes do jogo: Subterra. A partir do Gate Crystal de Pharos, pegue o elevador e desça. Se a próxima área estiver sem inimigos, isso que dizer que Ixion está ai. Caso ele não esteja, volte e pegue o elevador e desça de novo até ele aparecer.

Recompensa:3000 gil, Sapping Bolts, Ragnarok




Nº 44 – GOD OR DEVIL?

Monstro:The Seer

Cliente: Montblanc

Local do Cliente: Rabanastre, The Clan Hall

Local do Mark: The Pahors of Ridorana, Subterra

Observação:The Seer está no último andar de Subterra. Para descer os andares, você deve acender os altares que existem nas quatro salas de cada andar. Para acender essas coisas, você precisa juntar Black Orbs, assim como no começo da aventura principal. Para conseguir esses Orbs, deve-se matar os inimigos que estão nas portas ao lado dos altares. Nas nem todos dão orbs, elae aparecem meio que aleatoriamente, e então quando aparecer aperte X em frente para pegá-los. Se demorar muito ela some. Voce vai passar um bom tempo para conseguir todos. Cada altar precisa de um número especifico para acender, olhe em baixo para saber quantos precisa cada altar e não esperdissar os Orbs.

Penumbra:

Noroeste: 9 Orbs, sudoeste: 6 Orbs, Sudeste: 3 Orbs, Nordeste: 18 Orbs.

No caminho nordeste de Penumbra, voce deve enfrentar e derrotar Phoenix. Se não enfrentá-lo o chefe não aparece.

Umbra:

Noroeste: 9 Orbs, Sudoeste: 18 Orbs, Sudeste: 15 Orbs, Noedeste: 15 Orbs.

Abyssal:

Noreste: 21 Orbs, Sudoeste: 12 Orbs, Sudoeste: 27 Orbs, Nordeste: 15 Orbs.

Os inimigos do corredor circular de Penumbra são absurdamente fortes e numerosos. Terminando volte para o primeiro andar de Pahros e salve no Gate Crystal. Agora sim, vá ao andar final e enfrente The Seer. Quando tiver perdido uma boa parte de energia, ele ai evocar os quatro chefes derrotados de Pharos para defendê-lo: Pandaemonium, Slyt, Fenrir e Phoenix. Ele não pode ser atingido até que os quatro chefes estiverem mortos. Ele tem 270 mil de Hp, e é o “cI_I” pra derrotar! É obvio que só invente de enfrentá-lo quando estiver perto do 90 ou se possível, nível 99.

Recompensa:20000 gil, Megalixir x2.




Nº 45 – FAREWELL TO A LEGEND

Monstro:Yiazmat

Cliente:Montblanc

Local do Cliente: Rabanastre, The Clan Hall.

Local do Mark:The Ridorana Cataract, Colosseum

Observação: Para ele aparecer na lista de Marks do clã, é óbvio que tenha que matar TODOS os Marks e ter derrotado um chefe opcional chamado Hell Wyrm. Para encontrar este chefe, esteja muito forte e faça o seguinte: Termine o Mark do Vyraal, mas isso é lógico que já fez. Vá para o Windmill Nº 10, em Cerobi Steppe, The Northsward. Na mesma tela que Vyraal apareceu. Ache um local em que é possível examnar o moinho e vai rolar uma cena. Entregue o item para o velo e ele vai te dar a Ageworn Key. Agora vá para a área Falls of time. De lá ,vá para Destiny’s March, pela entrada mais a leste. Entre pela leste de Destiny’s MArch. Agora faça o caminho seu caminho como se fosse um caminho no sentido horário, ou seja, vá para sul, oeste, norte e leste. Quando completar a volta, uma mensagem mostra que alguma porta se abriu. Agora pode abrir aquela porta da sala oeste que não abria de jeito nenhum. No fim do corredor, você vai usar a Ageworm key para chegar à sala do Hell wyrm. Esteja preparado pois não contei a pior parte: o chefe tem cerca de 7 milhoes de HP. Uma dica, pode sair da sala e ir salvar ou recarregar o HP/MP se precisar. Depois de matá-lo você pode ir lutar contra Yiazmat. É só ir até o Colisseum em The Ridorana Cataract. O gigantão tem mais de 500 mil de Hp e a luta pode demorar por horas, dias... ou talvez semanas dependendo da sua paciência e disponibilidade de jogar, ou se preferir, pro seus netos.

>> COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

* Ele é imune a todos os Status negativos e fraco contra Darkness

* Ele usa Stop, Petrify e Sap

* Sempre tenha alguém atacando Yazmat, isso evita que ele use Death Strike

* Cure-se com itens pois é mais rápido e assim seu MP fica apenas focado para encher você de status positivos e curar

* Durante a luta você pode sair e voltar a vontade do campo de batalha sem que o HP dele se recupere.

* Cada ataque dele pode causar Death instantaneamente, mas tem uma chance baixa de acontecer, e seus combos costumam resultar num KO

* Use Dispel sempre que ele conjurar algum status positivo

* Nunca deixe ele botar Reflect em você, um Renew por engano e todo seu trabalho será perdido

* Tenha 99 de cada -> Chronos Tears, Remedy, Golden Needle e Phoenix Down

GAMBITS E EQUIPAMENTOS

Bom, aqui é a sua cabeça que manda, eu vou listar aqui os meus gambits, mas não deixe o controle repousando distante de você pois aviso que as coisas pode precisar de uma "intervenção humana" caso saiam de controle.

Divida seus gambits da seguite maneira:

ATACANTE

Ally: Status = KO ---------------- Phoenix Down / Arise

Ally: HP < 30% ------------------- Curaja

Ally: Sap ----------------------------- Remedy

Ally: Status = Stop -------------- Chronos Tear / Remedy

Ally: Status = Petrify ----------- Gold Needle / Stona

Ally: any ----------------------------- Protectaga

Foe: Any ---------------------------- Atack

SUPORTE / ATAQUE 2

Ally: Status = KO ---------------- Phoenix Down / Arise

Ally: HP < 30% ------------------- Curaja

Ally: Sap ----------------------------- Remedy

Ally: Status = Stop -------------- Chronos Tear / Remedy

Ally: Status = Petrify ----------- Gold Needle / Stona

Ally: any ----------------------------- Shelga

Foe: Any ---------------------------- Atack

SUPORTE / HEALER

Ally: Status = KO ---------------- Phoenix Down / Arise

Ally: HP < 30% ------------------- Curaja

Ally: Status = Reflect ----------- Dispelga

Foe: Status = Protect ---------- Dispel

Ally: any ----------------------------- Hastega

Ally: Status = Stop -------------- Chronos Tear / Remedy

Ally: Status = Petrify ----------- Gold Needle / Stona

Self: MP < 10% ------------------ Hi-Ether / Charge

Este último personagem deve ser controlado manualmente a maior parte do tempo, pois será a base da cura e a re-estrutura do seu grupo quando nescessário.

A BATALHA

Quanto a luta vou dividi-la em 3 partes, mas nada muito complexo.

BATALHA PARTE 1

Essa primeira batalha é simples pois ele não estará lutando com todas as forças ainda.

No Colosseum, existe uma escadaria, nela ele não consegue acertar você fisicamente, atraia-o para perto dessa escadaria, praticamente toda nossa batalha se seguirá neste ponto e ignore as traps, pois elas são inofensivas (cuidado apenas se alguma te causar Silence).

Atraia Yazmat para perto da escadaria, seus dois personagens de ataque devem atacar Yazmat fisicamente nessa primeira parte, enquanto o seu personagem de suporte deve ficar na escadaria protegido contra os golpes de Yazmat apenas curando quando necessário e revivendo alguém quando morrer, além de encher seus personagens de status positivos.

Essa parte é até bem sossegada, mas fique atento com o decorrer da batalha, pode acontecer de Yazmat matar toda sua equipe, então use a equipe reserva para reviver a equipe principal ou fuja para se recuperar.

Vá seguindo o esquema acima até que restem apenas 10 barras de HP, quando isso acontecer saia e salve o jogo, Yazmat vai dobrar de LV e ficar mais forte.

BATALHA PARTE 2

Agora com a coisa fica um pouco mais difícil, pois Yazmat estará mais forte, mas não passa de um mais do mesmo, continue com a mesma estratégia da PARTE 1, só que agora a cura será seu foco, já que Yazmat causará mais danos e Hit's consecutivos... Curajas serão um atrás do outro, portanto fique de olho no seu MP para ele não zerar (essa é uma boa hora pra usar aqueles Elixir e Mega-Elixir que vocês tanto guardou).

Quando faltar 3 barras saia e salve novamente, ele dobrará de LV novamente e agora sim ele lutará com todas as forças.

BATALHA PARTE 3

Agora sim a coisa complica... Mudaremos nossa estratégia nesse ponto da batalha...

Equipe seus personagens com as melhores armas de fogo que possuir (uma boa arma de fogo com Dark Shots aqui é perfeita), e traga seus personagens para a escadaria. Yazmat ficará incapaz de atacar você fisicamente, portanto ele ficará usando Death Strike direto...

Agora o foco é reviver e atacar (Dark Shots), deixe gambits apenas para HASTEGA (você também pode deixar Gambits para Shelga se quiser), para reviver (com item de preferência) e curar...

Será uma rotina de ataca, ataca, ataca, morre, revive, ataca, ataca, ataca, morre, revive...mas que funciona mto bem, ainda mais se você botar shelga pra diminuir a chance do Death Strike Funcionar...

Você até pode ir bater nele de perto, mas prepare-se para tomar muitos KO's...

Não demorará muito e ele cairá...

Bem, não posso dizer mais nada, se derrotar, GRITE, GRITE e GRITE até sua garganta estourar e vá jogar na cara dos seus amigos que finalmente você de “Adeus a uma lenda”.

Recompensa:30000 gil, Godslayer’s Badge




Espers

Chegou a hora de conqueistar todas as 13 espers, que correspondem aos treze signos do zodíaco. Sim treze, incluindo com o quase desconhecido –não pela Square Enix, Serpentarius, quie corresponde à cobra. Bem as Summons são simples de derrotar, alguns apenas exigem que os derrote de forma diferente, mas o complicado mesmo é chegar ao local indicado. As cinco primeiras correspondem as que são pegas obrigatóramente no decorre do jogo as outros virão com descrição de como completar a quest. Bem, hora de saber um pouco mais sobre cada uma e como pegá-la. Lembrando que as três ultimas são as mais chatas de pegar.



Belias, The Gigas (O Gigante)

Mist Cartridge: 1 , Elemento: Fogo, Signo: Áries,

Referencia: Final Fantasy Tactics

Referencia ao demônio Veilus de FF Tactics. O nome de Veilus é provavelmente uma possível tradução errada de Belias.
História: Belias foi criado pelos deuses mas foi renegado por sua aparência bestial. Então ele se revoltou contra eles, mas foi vencido e colocado como guarda da Tomb of the Raitwall. Seu opositor é o Scion da luz: "Loghrif, the Transcendent (O Transcedente)"
Ataque especial:Hell Fire (Chamas do Inferno)

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Estratégia para habilitá-lo: Protect e Shell são importantes aqui. Tenha certeza de usar Handkerchiefs para curar Oil (que aumenta o dano de fogo) ou seu ataque Firaja será violento. Ele toma bastante dando do elemento Water, Então abuse disso com o personagem que estiver com a maior força mágica. Finalize com Quickenings.




Mateus, The Corrupt (O Corrupto)

Mist Cartridce: 1, Elemento: Gelo, Signo: Peixes, Referencia: Final Fantasy II

Referencia a Mateus, a Totema dos humanos de FF: Tactics Advanced e a Palamecia o vilão de FFII.
História: Mateus (na verdade uma entidade masculina) foi criado para reinar mo submundo, porém se encheu de ganãncia e se voltou contra os deuses. Foi vencido e enviado ao inferno mas absorveu e selou-a em si a deusa do Gelo, a qual usa como escudo até hoje. Seu opositor é Lahabrea, Abyssal Celebrant (Festejante Abissal).

Ataque especial: Freezing Wave (Ondas Frígidas)

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Estratégia para habilitá-lo:
Tenha certeza de ter equipado um Ice Shield antes de enfrenta-lo. Voce vai preferir derrotar os Ice Azers que ele envoca antes. No mais, é preferivel vence-lo com força bruta mesmo ja que ele usa muito Reflect. Tenha gambits para evitar Sleep e Sap e apele com os Quickenings e com Belias assim que o Hp dele baixar bastante.




Shenhazai, The Whisperer (A Sussurante)

Elemento: Alma Signo: Sagitário Mist Cartridge: 2 barras

História: Shemhazai foi criada para controlar as almas do submundo. Se rebelou contra os deuses junto com Ultima, contando-lhe as fraquesas dos deuses. também ensinou aos homens o mal e a destruição antes de ser vencida. Ela se opoe a: Igeyorhm, the Martyr (O Mártir).

Ataque especial: Soul Purge (Purgatório das Almas)

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Estratégia para habilitá-lo:

Não use armas nem magias elementais, tenha o Rose Corsage equipado e tenha Vaccines para prevenir Disease. Não tem muito segredo, use Dispel para lhe retirar o Haste e foque bastante em se manter com status como Protect, Shell e Haste além de se curar dos status negativos.




Hashmal, Bringer of Order (Ministro da Ordem)

Elemento: Terra Signo: Leão Mist Cartridge: 2 barras

Faz referencia ao demônio Hashmalum de FFT.

História: Como o titulo sugere, ele foi criado pelos deuses para trazer ordem ao mundo. Porém ele acreditou que apenas a rebelião de Ultima contra os deuses poderia trazer a verdadeira ordem. E foi vencido... Seu opositor é Fandaniel, The Protector (O Protetor).
Ataque especial:Gaia's Wrath (Fúria de Gaia)

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Estratégia para habilitá-lo:

É bom você ter o Buble Belt aqui para não sofrer muito com o status Disease. Hashmal não tem muitos segredos, você vai começar com Dispel para lhe retirar o Protect. Caso tenha muitas dificuldades seria bom equipar Dragon
Shield para não tomar dano por seus ataques elementais.




Famfrit, The Darkening Cloud (A Núvem Obscura)

Elemento: Água Signo:Aquário Mist Cartridge: 3 barras

Sua história faz referencia a Cloud of Darkness, a chefe final de FFIII. Famfrit também foi o Totema dos Moogles em FFTA.

História: Uma terrível criatura em forma de nuvem que foi selada pelos deuses em uma armadura. Desde então Famfrit condena a humanidade com as chuvas e tempestades que surgem de seu jarro. Seu opositor é Emmerololth, Holy Queen (A Santa Rainha).

Ataque especial: Tsunami

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Estratégia para habilitá-lo:

Você não só enfrenta Famfrit como seu evocador também, Dr. Cid. Quando Famfrit aparecer na luta, foque em destruí-lo primeiro. Basicamente Famfrit é fraco ao elemento fogo e também é vulnerável a Oil. Como Oil naturalmente aumenta bastante o dano por fogo então você já sabe o que fazer, o combo Faith + Oil + Firaga fará um bom estrago. Armas com dano elemental de fogo também vem a calhar aqui.




Espers Opcionais

As evocações que você deve procurar pelo mundo de Ivalice. Algumas são mais difíceis de encontrar, portanto preste atenção no guia.



Adrammelech, The Wroth (O Irado)

Elemento: Trovão Signo: Capricórnio Mist Cartridge: 1 barra

Era o Totema dos Bangaa em FF:TA e também o demonio Adremalk em FFT.
História: Ele foi criado para controlar os monstros de outro mundo mas acabou reinando sobre eles e usando-os para guerrear contra os deuses, foi vencido. Seu opositor é Deudalephon, the Benevolent (O Benevolente).

Ataque especial: Judmente Bolt (Julgamento dos Relampejos)

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Onde encontrar:

Esta Esper está em Zertinam Caverns. Existe uma entrada em Nam-Yensa Sandsea, outra em Ozmone Plains e em Dalmasca Westesand. Não importa por qual local você entra, basta ir ao centro do mapa da dungeon para chegar a um lugar onde o mini-mapa fica com interferência. Para encontrar Adrammelech é só andar por aí, não tem como não ver, o cara é grande.

Estrategia para habilitá-lo:

Nível recomendado: 40. Sim, é uma batalha bem difícil. Tenha a certeza de ter achado o Save Crystal de Zertinan Caves antes de enfrenta-lo e ja entre na batalha com Shell, Haste e Protect. Não adianta você enfrentar as hordas de zumbis pois eles são infinitos. Ao invés disso foque em acertar Adrammelech com Blizzara ou Blizzaga. Seu golpe Thundaja também pode causar Stop então tenha muitos Chronos Tears em mãos além de um Gambit para prevenir isso. Tendo sorte e Quickenings de Lv. 3 você pode matá-lo também com combos do Limit Break. Ataque com armas de longo alcance como sêtas, arcos e armas de fogo.




Cúchulainn, The Impure (O Impuro)

Elemento: Veneno Signo: Escorpião Mist Cartridge: 2 barras

Referencia ao demônio Quecklain de FFT.
História: Uma criatura criada pelos deuses para absorver todas as impurezas dos seres humanos. Porém a quantidade era imensa e ele se corrompeu sendo abatido pelos deuses mais tarde. Seu opositor é Nabriales, the Majestic (O Majestoso).

Ataque especial: Blight

Realizado quando o tempo de evocação estiver abaixo de dez segundos ou o conjurador estiver com status crítico.

Como encontrar:

Antes de procurar Cúchulainn, você de ter terminado a Hunte do White Mousse (Monstro de Rank A, que é encontrado em Garamsythe Waterway), e o cliente está em frente ao terminal de Airships de Dalmasca, pois assim você terá a chave necessária à área central com um Save Crystal, onde existem painéis que controlam o fluxo dos esgotos. Agora preste atenção.


Feche a entrada do 4º e do 11º distrito.

Entre no corredor para o 4º distrito e ative o painel do 1º distrito e volte para a área central e abra a entrada do 4º distrito e do 11º.

Feche a entrada dos 3º e 10º distritos.

Entre no corredor do 3º distrito e feche a entrada para o 1º distrito.

Volte para a área central.

Mantenha fechada a porta do 3º e do 4º distrito para ter acesso ao 1º, onde você enfrentará Cúchulainn.


Como Habilitá-lo:

Level recomendado: 50. Os principais ataques de Cúchulainn são baseados em Status. O dano de verade costuma vir dos inimigos menores do cenário. Nesta luta seu Hp será sugado a todo momento e Cuchullain ainda usará Sap para que ele seja sugado mais ainda. Voce vai querer ter Black Belts para evitar isso. Tenha Haste em todos da sua equipe e dois personagens que usem Curaja e Esunaga constantemente. É a única maneira de manter toda sua equipe viva.

Comece (com o único personagem que não irá usar MP) a disparar pelo menos três Quickenings em Cúchulainn para derrotar os 4 Foobar (ou deixá-los bem fracos) e fazer a luta ficar bem mais fácil, você pode usar outras estratégias mas em suma, mate os Foobar primeiro. Tenha cuidado quando Cúchulainn usa Invert pois seus Curaja irão ferir-lhe invés de curá-lo. Tenha Gambits para se curar desse status antes de restaurar seu HP. Tenha Gambits também para usar Hastega quando estiver com Slow. Basicamente, como você deve estar com dois Healers, um deve ter gambits para usar Esunaga em primeira estância, para curar Slowga, Invert, e usar Curaja. Use a Skill Defence Break para deixar a sua defesa mais baixa do que é.




Exodus, The Judge-Sal (O Juiz Sal)

Elemento: Não-Elemental Signo: Libra Mist Cartridge: 2 barras

Referencia clara a ExDeath o vilão máximo de FFV. Também foi o Totem dos Viera em FFTA, lá ele se assemelhava a forma de "arvore" de ExDeath.
História: Exodus é o mais antigo dos Espers e foi criado para olhar e dar o julgamento final e supremo para tudo em relação ao mundo. Enlouqueceu e resolveu simplesmente apagar o planeta, mas foi impedido pelos deuses. Seu opositor é: Halmarut, The Arbiter (O Árbitro).

Ataque especial: Meteor (Meteoro)

Usado quando falta 10 segundos de invocamento e quando o Esper está com status Immobilize.

Como encontrá-lo:

Você deve ter reparado que no acampamento de Mosphoran Highwast há várias contruçãoes esquisitas com umas
“batatas” flutuantes, então terá que fazer um pequeno Puzzle. Para chegar ao Esper é bem simples, vá e ative o Shinre of South Wing. Em "Rays of Ashen Light" pegue o chocobo e procure no mapa um sinal que indica um local onde só o Chocobo pode passar. Ative o Shrine West Wind, derrube a pedra e volte ao inicio. Ative o Shrine of North-West Wind e olhe no mapa o novo caminho que se abriu.
Como Habilitá-lo:

Tenha no mínimo dois Opal Ring (faz as magias transpassarem Reflect), Shell em todos os aliados e um bom mago para enfrentá-lo. Exodus SEMPRE usará Reflect em si mesmo então tenha alguém com o Gambit "Foe Status: reflect - Dispel" para atrasar os turnos de ataque dele, enquanto ele se preocupa em restaurar o Reflect você ataca. Você pode usar Reflect em toda sua equipe para refletir três ataques mágicos nele, desde que seu Healer esteja com um Opal Ring equipado. Perdendo muito HP ele ficará imune a ataques físicos e dai tudo depende do seu mago equipado com Opal Ring. Se Exodus apelar muito para magias poderosas como Scythe invoque algum Esper antes que a magia seja lançada, assim no máximo você só perde um personagem.




Zeromus, The Condemmer (O Condenado)

Elemento: Gravidade Signo: Câncer Mist Cartridge: 2 barras

Referencia a Zeromus, o chefe final de FFIV

História: Foi criado para executar e condenar tudo que há de errado, mas levou sua missão a sério demais ao tentar condenar os deuses. Seu opositor é: Pashtarot, Knight-Star.

Ataque especial:Big Bang

Usado quando falta 10 segundos de invocamento.

Como encontrá-lo:

É o mais fácil de encontrar. Depois da luta contra o Judge Magister Bergan, fale com velhinho em frente ao templo (Alcolyte), e ele vai te dar a “Pedra do Condenado”. Então vá para Stillshire of Mirian e use o item no teleporte da primeira sala e você estará em um local secreto, diferente. Ande até encontrar Zeromus.

Como habilitá-lo:

Saiba de antemão que nessa luta o uso de magias estará bloqueado para você então antes de entrar na batalha tenha Pheasant Netsuke em seus Healers, além de Gambits voltados para o uso de itens de cura e não magias brancas como de costume. Também execute Shell, Haste e Bravery (se possível) em todos os personagens antes de entrar no campo de batalha. Zeromus tem ataques de Gravity (o que torna o Bubble Belt um pouco inútil já que todos os ataques são baseados em porcentagens) além de muitos zumbis para auxiliá-lo (os quais você deve ignorar). Com o MP sem uso abuse dos Quickenings quando o efeito de Bravery e Shell se extinguir.




Zalera, The Death Seraph (O Serafim da Morte)

Elemento: Morte Signo: Gêmeos Mist Cartridge: 1 barra

Referencia ao demonio Zalera de FFT.
História: Zalera era o juiz do mundo dos mortos e julgava as pessoas falecidas por seus pecados. Ele se influenciou com a opinião das pessoas e se pôs a lutar contra os deuses. Uniu ao seu braço o corpo de uma feiticeira inocente visando usá-la como refém. Juntos foram derrotados e mandados ao inferno. Seu opositor é Emet-Selch, Angel of Truth (O Anjo da Verdade)

Ataque especial: Condenation (Condenação)

Usado quando inimigo está com menos de 30% do HP. É uma magia cujo dano é equivalente ao HP máximo de inimigo (dano pode chegar até 9999) .

Como encontrá-lo:

Zalera chega ao pódio como a terceira Esper mais chata de encontrar. Ele fica em Barhein Passage (sim, lá onde você estava fugindo com o Basch Barbudo e enfrentou a Mimic Queen e seus robôs sugadores de energia), mas não dá pra voltar lá sem a chave. E consegui-la é bem chato... Vamos lá.

Antes de tudo, devo avisar que você deve ter terminado a Hunt do Flowing Cactoid (Terceiro Hunt do jogo, mas isso você já deve ter feito). O cliente, Dantro, fica em Dalmasca Estersand, no acampamento. Quando você completa a a caçada e fala com ele, ele pede para entregar uma flor para sua esposa (Dantro’s Wife). Ela fica a algumas telas ao norte, em outro acampamento. Depois de falar com ela, perceba que há um garoto sentado perto do rio. Fale com ele também (seu nome é Tchigri), e volte a valar com Dantro de novo. Fale com a mulher de novo e com Tchigri e aceite a opção para cruzar o rio para o norte de barco. Após ver a cena, volte e fale com a mulher mais uma vez. Procure uma flor atrás da casa dela e vá entregar do outro lado do rio. Volte e adivinhe com quem você deve falar? A mulher de novo. Perto da margem do rio, próximo à casa dela procure um objeto brilhante. Entregue para a moça, e ela vai pedir outro item. Volte ao acampamento e fale com Dantro. Ele pede para você olhar no meio da pilha de coisas. Lá está o item. Entregando para a mulher, ela vai pedir um outro item com um nome bem poético: o “orvalho da flor do vale”. Cruze o rio e saia noroeste. Duas telas para cima, voce deve encontrar uma árvore rasteira com umas flores rosa bem chamativas. Examine-as para pegar o tal orvalho.

Fazendo a entrega para a mulher, saia do acampamento e volte, falando com ele de novo. Ela vai dizer que curou o viajante. Ale com ele (está atrás da casa) e finalmente consiga a maldita chave que dá acesso a Barhein novamente.

De posse do treco, ache a área para entrar na prisão de novo. Não é a mesma que usou para sair da primeira vez. Na verdade, é uma área mais ao norte onde o grupo saiu de lá (faz tempo hein?). Chama se Sandstorm Stopping Land. Entrando, há uma área a oeste que agora pode ser acessada. Mexendo em alguns carinhos, você libera a passagem. Até que por mais que você não acredite, você encontrará Zalera.

Como Habilitá-lo:

É uma luta bem diferente do normal. Você tem cinco minutos para acabar com o chefe. São na o fizer, vai ter que recomeçar a batalha. Nenhum ataque ou magia Elemental irá surtir efeito em Zalera, que anula todos os elementos e o apelão começa a usar ataques de morte instantânea quando ele está de morrer.




Chaos, Walker of The Weel (Penante da Roda)

Elemento: Vento Signo: Touro Mist Cartridge: 3 barras

Referencia ao chefe final do primeiro FF, que alias foi homenageado também com o Limit Breaker Lv.4 de Vincent em FFVII.
História: Chaos se revoltou com os deuses por seu eterno destino de vida, morte e reencarnação. Foi punido por sua rebeldia. Seu opositor é Mitron, the Chastiser (O Casto).

Ataque especial: Tornado

Usado quando faltam 10 segundos de invocamento ou quando HP do Esper está menor que 30%, e uma magia de vento com dano calculado pelo HP máximo do inimigo (dano pode chegar até 9999).

Como Encontrá-lo:

Esse é de mais longe o mais chato de se conseguir. Chaos está no lugar mais perigoso de Ivalice, Necrohol of Nabudis. Ou seja, além de ser cruel completar a quest para ganhar o item necessário para enfrentá-lo, a outra pedreira é atravessar esse local inóspito para chegar ao monstro. Vamos ao procedimento.

Nossa jornada começa em Nebreus Deadlands. Essa área não é obrigatória, então talvez você nem tenha visitado ainda (mas se seguiu o detonado, sabe que era uma boa área para evoluir antes do combate final). Nebreus faz divisa com Salikawood. Se não onde é, faça o seguinte. Em Salikawood, pegue o caminho que fica ao lado do Gate Crystal e derrote o Bomb King. Aí é só pegar o caminho que leva ao norte para chegar aonde queremos.

Fale com Ma’kleo, o homem que está na segunda área. Ele vai lhe pedir dois medalhões. Um está em Rabanastre e outro em Archades. Para facilitar, vamos pegar primeiro o cidade imperial.

Vá para o Magic Shop de Archades. Lá, fale com o discípulo Ro’ckemo. Agora vá para Old Archades e na primeira área, fale com as pessoas que ficam a nordeste. Uma delas vai lhe dar a medalha. Volte a falar com discípulo no Magic Shop e pronto. Siga para Rabanastre.

Agora sim começa a ficar chato. Na casa de Dalan, fale com outro discípulo de Macreo, ro’ckenmo. O infeliz quebrou o medalhão em quatro. Cabe a você encontrá-lo.

O mais prático é esse: Complete o Hunt do Ultros (sim, aquele polvo roxo metido a engraçadinho de Final Fantasy VI) que fica em Garamsythe Waterway. A recompensa é um pedaço.

Para obter o segundo, você deve ter completado a Hunt do White Mousse, para ganhar a Water Gate Key (o mesmo necessário para enfrentar o Cúchulainn). Vá para aquele lugar onde mexeu nos painéis para abrir a passagem pra enfrentar o barrigudo e deixe os painéis todos apagados. Agora faça o seguinte: acione o painel do 11º distrito e depois o da 4º. Apague o da 11º e acenda o da 3º. Agora apague o do 4º e vá pelo caminho sul e vai ver um pedaço brilhando no chão. Vamos ao terceiro fragmento. Vá para Lowtown e fale com Kaitz. Então, vá para a área central da cidade e fale com uma mulher que está observando a fonte. Vá para a área do Bazzar e converse com todo mundo, principalmente dentro do Bazzar, sempre perguntando sobre o colar da mulher quando possível, até que alguém mencione um soldado. Siga para a Magic Shop e fale com o dito cujo. Agora fale com a mulher em Lowtown. Fale com Firo na parte sul de Lowtown. Volte para o Magic Shop e converse com o fardado novamente. Pronto, mais um pedaço pego.

O último pedaço está com o próprio Ro’ckenmo, então fale com ele para ele juntar os pedaços. Hora de voltar para Nebreus.

Fale com Ma’kleo e depois você deverá encontrar um caminho secreto. Para isso, vá para área do Gate Crystal ao sul. No lugar para ser mais exato, tem um Adamantoise (tartaruga gigante) tampando o lugar, e quando chegar perto da “parede” um flan vai cair. Agora é só seguir a noroeste. Ele não aparece no mapa (lógico, senão não seria secreto). Caso já tenha feito muitos Hunts, é só lembrar da onde você enfrentou o Golen Roblon. O caminho é chato com vários zumbis que não param de aparecer (mas não são infinitos). Conseguindo chegar no final, no templo, você pegará os três medalhões.

Agora sim, de posse dos itens, vá para Necroho of Nbudis. Não sabe onde fica? Lembra onde enfrentou o Bomb King, é só seguir pelo caminho inverso, a do oeste. Salve antes de ir prá lá. Chegando lá, na segunda área, existe uma porta fechada (Door of Horror). Colocando o medalhão nela, um chefe aparece, Phunbaba; ele tem muito HP, então espere uma batalha longa. Solte Dispel logo de início. Ele costuma focar apenas em um personagem então não será tão difícil.

Na quarta área, há outra porta selada. Coloque o medalhão e vai lutar contra outro chefe. Sim, Fury é um chefe, apensar do tamanho ridiculamente tosco e é mais pé no saco do que o Phunbaba, apesar de ter menos HP. Ele bate bem forte então solte Dispel e tenha cuidado com a magia Berserk. Vença-o e a terceira porta estará disponível. Bem, o conselho mais sério da minha vida: SALVE O GAME ANTES!! Chaos não é qualquer oponente e você vai ficar desesperado lutando contra ele. Bom salvou? Agora volte e abra a porta.

Como Habilitá-lo:

Está é a batalha mais estranha do game. Seu comando Attack estará selado. Isso mesmo, nada de ataques físicos, o jeito é ficar usando magias e Skills, então deixe os Gambits adequados pra isso. Chaos vem acompanhado de quatro Chaosjets, cada um com um elemento diferente (água, terra, fogo e vento). O ideal é atacá-los com a magia oposta. Não use magias elementais em Chaos, pois ele irá absorver o dano. As últimas magias como Shock, Ardor e Collapse, são o que resta. Uma boa Skill é o clássico ataque do nosso cacto favorito, 1000 needles. Ela pode ser comprada na loja secreta em Necrohol. Chaos sabe que ataques físicos não funcionam, então vai soltar Silence em todo mundo, então trate de deixar os Gambits resolverem isso e leve um bom estoque de Ethers. Falando em status, o grandão é vulnerável a Sap e Slow.




High Seraph Ultima (A Grande Serafim)

Elemento: Sagrado Signo: Virgem Mist Cartridge: 3 barras

Referencia a Altima de FFT.
História: Ultima era o anjo responsável por guiar as almas ao paraíso. Era a mais pura e benigna de todos os Espers. Foi tomada pela ambição e organizou uma rebelião junto com os outros Espers contra os deuses. Foi vencida e então sua luz se extinguiu para sempre...

Golpe especial: Eschaton
Usado quando o tempo de evocação estiver no fim e HP da Esper e evocador estiverem críticos.

Como encontrá-la:

Agora, sim! A Esper mais difícil de conseguir. Ultima fica no lugar mais chato de Final Fantasy XII, The Great Crystal. É, aquele lugar que não tem mapa e é extremamente confuso, nas entranhas de The Ancient City of giruvegan. O caminho que leva ao campo de batalha é o pior possível, e outra surpresa vai acontecer no caminho.

Segundo ponto: é MUITO fácil se perder. Exite mais de um jeito de chegar até Ultima, e alguns Gates simplesmente possuem o mesmo nome. Portanto siga exatamente o procedimento listado aqui, ou então tente fazer do seu jeito, mas não misture as duas hipóteses; e de quebra, sempre siga usando o mapa listado aqui para não se perder. Terceiro: Ultima é difícil ao quadrado. Não ouse chegar lá sem estar NO MÍNIMO no nível 65 – na verdade você talvez nem consiga chegar...

Vamos lá. Iniciando exatamente de onde você começa quando chega em The Grat Crystal. Essa é a plataforma VIII. Sempre que disser algum número desse tipo, refere-se ao teleporte que existe na plataforma, o que pode ajudar caso esteja perdido.

Pegue o caminho que sobe. Lá existe um switch. Acione-o e você vai liberar o caminho selado do Gate Escorpião na VIII. A partir de agora você entenderá o problema que estava enrolando para falar: os inimigos são muito mais fortes comparados à ultima vez que você esteve aqui. Portanto se está encontrando dificuldades em matá-los, nem se dê o trabalho de continuar até o final.

Bom, continuando, destrave a Gate Escorpião e siga pelo caminho. Voce vai está na plataforma IX. Use o teleporte para sair em X. Caminhando, você estará em XX, que possui vários outros caminhos. Dois estão fechados, pois são os Gates de Sagitário, um caminho normal que sobe e o outro que desce. Pegue o que desce (exatamente a frente de onde você veio) e siga até adicionar um switch. Outro problema começa agora: quando voce aciona um switch, você deve voltar e destravar a Gate correspondente antes que o tempo acabe, ou terá que repetir o processo todo de novo. Sabendo disso, volte rapidamente e destrave a Gate Sagittarius 2nd, que deve estar do seu lado direito. O caminho vai te levar até a plataforma XII. Teleporte-se para chegar em XIV.

Pegue o caminho que sobe. Ative o switch da Gate de Leão, volte para a XIV e desça, passando por duas plataformas de caminho único. Na terceira, pege o caminho que sobe para a Gate Leo 2nd. Aqui tem a Gate de Gêmeos e dois outros caminhos. Qualquer um serve, e vai te levar para a plataforma XV. Teleporte-se para XVI.

Metade já foi! Na XVI, vá pelo caminho reto e acione o switch do Gate de Libra. Volte rápido para a XVI e pegue o caminho que sobe, (está a sua direita quando sobe) e destrave a Gate Libra. Chegando a uma plataforma com três caminhos novos. Vá pelo da esquerda e volte até... A plataforma XVI de novo indo para o caminho oposto para destravar o switch da Gate de Virgem e voltar para a XVI.

Siga pelo caminho reto e , da plataforma do switch Libra, siga pelo caminho que desce e destrave a Gate Virgo (esquerda). Seguindo por ela, vá pelo caminho da direita na próxima plataforma e você vai chegar na plataforma XVII, pegando teleporte para a XVIII.

Inacreditável! Um Save Crystal! Salve aqui amigo, pois a coisa vai ficar quente. O caminho da direita leva-o de volta para a plataforma XX, e vai sair para sair desse lugar. Mas só faça isso depois que derrotar a Ultima, pois é um teleporte de mão única. O caminho do meio finalmente leva para a batalha contra a poderosa Ultima. Ufa!

Como Habilitá-la:

Entre na batalha com varias White Mask ou Sages Ring para absorver dano por Holy. Use Dispel como de costume e então comece a atacar. Usar Darkga além de Dark Shot junto com uma boa arma e Bravery costuma ser muito util. tenha um Gambit para se curar de Sap e tome cuidado quando Ultima perder muito Hp, ela começara a usar truques e estratagemas bem difíceis de superar. Ela aleatoriamente começara a mudar o campo de força da batalha infringindo status diversos como sugar MP, HP,desabilitar ataque, magias, etc. Então já prepare de antemão um grupo focado em ataques físicos e outro em magias além de um Healer pronto para usar itens de cura invés de magias brancas. Cuidado ao se curar também, Ultima tem o péssimo costume de usar Reflectaga em seu grupo para refletir toda a cura para ela, então NÃO use Renew. Ela também ocasionalmente irá usar Reverse, então faça com que seu Healer vise curar primeiro o Reverse antes de curar o grupo.




Zodiark, Keeper of Precepts

Elemento: Escuridão Signo: Serpentário (Ophiucus) Mist Cartidge: 3 barras

Foi a Summon mais poderosa de FFT. E referencia ao 13º signo do Zodiaco: Ophiucus, constelação descoberta pelos Egipicios que também esta no caminho do sol como as outras 12.
História: O Esper mais poderoso de todos, os deuses o criaram e o selaram por temer o seu poder. Foi o único a não participar da rebelião de Ultima. É dito que ele é o único capaz de substituir os deuses...

Golpe especial: Final Eclipse (Eclipse Derradeiro).
Usado quando invocador está com status Petrify. Force o status usando o item Gold Needle usando acessório Nihopaloa.

Como encontrá-lo:

Depois de tanto trabalho, ainda temos uma Esper adicional. Zodiark é bem fácil de encontrar, porám, é o Esper mais forte de todos. O único pré-requisito para enfrentá-lo é ter completado a Hunt do Mindflayer e estar conjurando dez Espers.

Em Jahara, converse o Geomancer Yagelu (aquele da classe de FF Tactics lembra?) e ele irá te dar uma chave. Agora volte ao Gate Crystal de Hene Mines e vá ao salão onde enfrentou Tiamat e examine o portão que estava trancado.

Como habilitá-lo:

Recomendado estar com o level 70 pra cima, até o 99 é pedreira enfrentá-lo e ter a Excalibur. Tenha Black Masks para todos os personagens. Seu maior problema será seu ataque Darkja que pode matar os membros do seu grupo instantaneamente (às vezes os três de uma vez! Alguém lembrou da Yunalesca??). Zodiark ao contrario de todos os outros inimigos do jogo NÃO precisa carregar um ataque, então coloque a velocidade da batalha no máximo pelo menu das opções.

Procure sempre manter os seus seis personagens vivos, para ter um grupo de reserva caso o grupo principal morra instantaneamente. Use Dispel sempre que Zodiark usar magias de status positivos em si mesmo. Holy + Faith e Excalibur + Bravery são suas melhores apostas. Nem se de ao luxo de usar a magia Berserk, pois você vai querer poder controlar todos os seus personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário