Portal Online Pro: Games Batatais: The World Ends With You

Games Batatais: The World Ends With You





Ficha técnica:


Nome: The World Ends With You
Desnvolvedora:Square-Enix/Jupiter
Lançamento:2008
Plataforma:Nintendo DS
Categoria:Action RPG

Olá pessoal, sou um novo redator aqui do blog e irei trazer matérias sobre games e assuntos relacionados. Para começar, trago uma análise de um game essencial do Nintendo DS: The World Ends With You

The World Ends With You é um RPG com uma temática bem original: Ao invés de ser ambientado numa época medieval com cavaleiros salvando o mundo com suas lendárias espadas, TWEWY coloca o jogador no Japão moderno, mais precisamente em Shibuya,
um distrito comercial de Tóquio. Os cenários do jogo foram construídos a partir da verdadeira Shibuya, como a estação de trem, a estátua de Hachiko e outros.  O mesmo acontece com os itens e equipamentos, nada de armaduras e elmos, aqui você terá de usar roupas e acessórios modernos e descolados para melhorar seus status como ataque e defesa.




O jogador deve controlar Neku Sakuraba, um garoto que é a imagem do adolescente rebelde, anti-social ,rabugento e que não confia em ninguém. O jogo começa com Neku acordando no meio de um cruzamento movimentado, sem saber como foi parar ali. Logo percebe que há um contador em sua mão e depara-se com a mensagem “you have 7 days(você tem 7 dias)”. Então ele é atacado por alguns sapos que surgiram do nada, Neku pede ajuda, mas ninguém ouve. Ele sai correndo e é aí que o jogo começa. Quando Neku chega à estátua de Hachiko ele vê várias pessoas sendo atacadas por monstros e desaparecendo, daí aparece uma garota chamada Shiki que diz a Neku para fazer um pacto com ela para assim ficarem livres dos noises(ruídos) que são os monstros do jogo. Assim Neku e Shiki devem juntos sobreviver à semana que estar por vir.

Eles estão participando do Reapers game(algo como jogo dos ceifadores) onde o objetivo é cumprir cada missão antes do contador zerar para assim não ser apagado. Nesse jogo não é possível participar sozinho, por isso deve-se forjar um pacto com uma pessoa que será sua companheira até o fim do jogo.

Cada dia da semana equivale a uma fase do jogo e o desenrolar da história vai sendo explicado por meio de cutscenes com balões de diálogo, semelhantes a um mangá.



 
Apesar de em certos momentos você ter impressão de estar lendo um mangá e não jogando um game, o jogo não fica entediante pois a história é muito interessante e cheia de reviravoltas, e os personagens vão nos cativando conforme avançamos na história, muito interessante ver  como Neku vai deixando de ignorar os outros e percebendo que cooperação é importante.



 
O jogo apresenta um sistema de batalhas inovador mas que possui uma curva de aprendizagem elevada. Você tem que controlar Neku na tela tátil e Shiki(ou outro parceiro  nas semanas seguintes) na tela superior através do D-pad ou dos botões A. B. X. Y se for canhoto. Neku utiliza ataques psíquicos que lhe são conferidos através de pins, que podem ser equipados no menu. Existe uma variedade imensa de pins e cada um confere à Neku uma habilidade diferente, como atirar projéteis, utilizar ataques diretos, recuperar HP e muito mais.









 
Você pode optar por controlar apenas Neku na tela tátil enquanto seu parceiro na tela superior é controlado automaticamente até se acostumar com os controles, ou pode terminar a aventura toda sem nem controlar o personagem na tela superior, porém estará perdendo uma das experiências de batalhas mais inovadoras que existem, e depois de certa prática com os controles as batalhas fluirão com tanta naturalidade que vão parecer que foram simples desde o começo.




 
A barra de HP é dividida entre os dois personagens, e os inimigos que existem em uma tela existem também na outra, logo ao apagar um inimigo numa tela ele desaparecerá da outra também. A realizar um combo ,um “puck” será mandado ao parceiro e ele aumentará seu ataque conforme via sendo mandado de Neku ao parceiro, o puck desaparecerá ao ser atacado, perdendo seu efeito. Manejar o puck é importantíssimo em batalhas mais complicadas.

Os controles por toque podem ficar um pouco confusos mas é possível driblar isso perfeitamente por exemplo, você equipou dois pins que são ativados por um único toque na tela, o pin que está mais à esquerda de seu deck será priorizado, logo ele será o primeiro a ser utilizado, há também como desabilitar e habilitar pins na hora que for conveniente através dos sub-slots.  

A trilha sonora do jogo é um show à parte, são diversos ritmos que variam do J-pop, J-rock, eletrônica e hip-hop. A maioria das músicas possuem vocais,  e elas dão o clima do game e embalam as batalhas. Aqui vão o tema principal e algumas músicas do jogo:










              


Além das batalhas, é importante fazer compras para melhorar os status de seus personagens. Afinal, vivemos num mundo capitalista. Pena que comer batata frita  ou usar roupa de marca na vida real não aumenta a nossa defesa, nao é?




Se você possui um DS e ainda não jogou esse game vale à pena dar uma conferida, um jogo que possui belos gráficos, trilha sonora excelente e um enredo muito bem trabalhado. Não é a toa que o game foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Uma das experiências mais legais para se ter no DS.



Curiosidade: Notou semelhanças entre Neku e Sora, de Kingdom Hearts? Isso é devido ao designer que faz os personagens de KH e TWEWY ser o mesmo: Tetsuya Nomura. E no próximo spin-of de KH, Kingdom Hearts DDD para o 3DS previsto para 2012, Neku vai aparecer lado-a-lado a Sora. Vai ser um cross-over... interessante no mínimo.


 É isso aí pessoal, abrações e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário