A série era baseada em uma Vila, onde Chaves era um menino de 8 anos órfão. Só assistindo para entender o quão bom os episódios e atores são.
Então, com saudade dessa galera? Veja a matéria e descubra o que aconteceu na vida de cada um.
Esse fenômeno teve início em 1971 e conquistou o mundo todo! Em tempo recorde já estava sendo passada em quase toda a América Latina!
Vamos lá:
Roberto Gómez Bolaños “Chespirito” – Chaves
Nasceu em 1929 no México, e desde sempre teve essa ligação com a vida artística e com o mundo do sucesso. Apesar da vida humilde que Roberto teve na infância, ele afirma para quem quiser que foi uma criança muito feliz. Sua mãe ficou viúva aos 32 anos, porém, nunca lhe faltou o amor da própria. Em meados de 50 ele teve um destaque em radio, televisão e cinema… e durante mais ou menos 10 anos, foi responsável pelo programa “Cómicos y Canciones” que fez um enorme sucesso naquele tempo.Um pouco mais tarde, já entre 1960 e 1965, havia 2 programas que disputavam audiência na TV mexicana… “El Estiudio de Pedro Vargas” e “Cómicos y Canciones”, da autoria do próprio Gómez Bolaños. Sua carreira teve ainda mais destaque em 1968 quando ele foi contratado pela emissora TOM, e tinha apenas 30 minutos nos sábados! E desse jeito iniciou-se séries como “Los Supergenios de La Mesa Cuadrada”, e “El Ciudadano Gómez”. Porém em 1970 a emissora cresceu, disponibilizando assim mais tempo para ele na telinha, passando de meia hora para uma hora, e a série passou a ter no nome de “Chespirito”. Nessa época, mal sabiam do sucesso que Chapolin Colorado iria ter, e em seguida, o que Chaves iria alcançar no sucesso… pois em 1973 esses programas já estavam sendo exibidos em praticamente todos os países da América Latina.
Roberto atuou, produziu, escreveu e dirigiu. Seus filmes mais conhecidos são: “Don raton y rateiro”, “El Chanfles”, “Músicas de Vienta”, “Charrito”, “El Chanfles II”. Além dos filmes, também teve grande sucesso na obra “11 y 12″ que ficou disponível por sua vez, um pouco mais de 8 anos em cartaz.
Em 2000 ele recebeu uma bela homenagem, com direito a chora de alegria quando reencontrou Carlos Vallagrán (QUICO) depois de 20 anos. “Chaves” não trouxe só o sucesso para o ator… trouxe também um grande amor, a Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda. Após 25 anos juntos, resolveram enfim se casar em 2004.
Hoje eles vivem no México e Roberto é pai de 6 filhos (de seu primeiro casamento). Também conhecido como Chespirito, em uma comparação com Shakespeare, pois era capaz de escrever história tão boas quanto o autor inglês. Em 2010 foi constatado que ele estaria em depressão por causa de cirurgias, porém, se recuperou e está bem de saúde.
Ramón Gómez Valdez y Castilo – Seu Madruga
Praticamente um veterano no cinema, com uma média de 50 filmes! Ramón teve 3 esposas e 10 filhos. Ele já trabalhou em filmes como “El Loco” e “El Tin Tan” com seus irmãos. Porém o que lhe deu grande sucesso e reconhecimento foi em “Chaves”, interpretando o engraçado e carismático Seu Madruga.Ele já participou também de “Chapolin Colorado”, junto com a estrela, Roberto Gómez… Ramón na maioria das vezes interpretava os papéis de vilões dessa história. Em 1979, ele deixou o seriado Chaves para se dedicar ao programa “Frederico”, junto com Carlos Vollagrán (KIKO), porém mais tarde voltou a série. Em 9 de agosto de 1988, Ramón faleceu de câncer, devido ao fumo constante que permitiu que o câncer se espalhasse pelo estômago. Alguns dos trabalhos mais marcantes do ator foram: “Lupita”, “La Marca Del Zorrillo”, “Soy Charro de Levita”, “El Rey Del Barrio”, “El Capitán Mantarraya”, “Fuerte, Audaz y Valiente”, “Calabacitas Tiernas”, “El Revoltoso”, “La Vida no Vale Nada”, “Bodas de Oro”, “Tres Lecciones de Amor”, “Vivir del Cuento”, “El Pandillero”, “Vivir de sueños”, “El Padre Diablo, “El Tragabalas”, “Crisol”, “Hijazo de Mi Vidaza”, “En Esta Primavera”, etc.
Carlos Villagrán “Pirolo” Eslava – Quico
Pois é pessoal, a vida de Carlos não era fácil. Ele veio de uma família muito pobre, em uma casinha humilde onde não tinha nem colchão para dormir e isso o forçou a começar trabalhar desde cedo. De início ele começou com fotografia e trabalhou em vários jornais do México… Porém ainda não era o que ele queria, o grande sonho dele!Carlos tinha vontade de fazer 2 coisas: Ser jogador de futebol ou comediante. Ele foi descoberto ao fazer uma peça, onde por coincidência ou ironia do destino, também tinha o traje de marinheiro e bochechas inchadas. Na verdade o mistério das bochechas é simples… ele não usa nada para deixá-las assim. Villagrán tem uma doença nos músculos do rosto. Por volta de 1976 a EMI gostou do tamanho do sucesso que “Quico” tinha no seriado e o convidou para gravar um disco. Porém em 1978 Villagrán decidiu sair do seriado “Chaves” para lançar o programa “Frederico”… outro motivo o que levou a ser afastar da série era que seu personagem estava ficando mais popular que o do próprio Chaves, que era o protagonista.
Atualmente ele vive com sua mulher e 6 filhos. E ainda tem o circo com nome de “El Circo de Kiko”, que também já veio ao Brasil.
Ano passado ele anunciou sua aposentaria alegando que tinha outros planos e queria passar mais tempo com a família.
Maria Antonieta de Las Nieve Gómez Rodrigez – Chiquinha
Maria começou seu trabalho junto com nosso querido Roberto Goméz, quando este por sua vez procurava uma mulher nova e pequena para uma comédia. A princípio ela disse que não era atriz cômica e sim dramática… Por fim quando Roberto disse “Não há atores dramáticos ou cômicos, só atores”, a convenceu a aceitar o papel.O trabalho deles juntos foi em um programa com o nome de “Los Super Genios de La Mesa Cuadrada”, em 1969. Porém foi ao interpretar Chiquinha em “Chaves” (2 anos depois) que ficou conhecida internacionalmente com uma personagem engraçada e chorona. Em 1972 ela se casou com um produtor de tv chamado Gabriel Fernandez, e em 1974 Antonieta teve que se afastar da série porque estava grávida. Com o fim de “Chaves” em 1993… ele continuou a fazer outra série ainda interpretando Chiquinha, e o programa se chamava “Aqui Esta La Chilindrina”. Essa série foi tão boa que teve um proposta de filme para fazer, chamado “La Chilindrina Em Apuros” e também já gravou CD para crianças. Já em 2001 ela se tornou avó e no ano seguinte teve um pré-infarto, porém se recuperou rápido. Ela também era proprietária de um circo mas durou até 2003. Maria já fez algumas dublagens em: “A feiticeira”, “Os Flintstones”, “Os Invasores”, “Família Addams”, etc. Alguns de seus trabalhos na televisão foram: “El Chapulin Colorado”, “Toy Mundial”, “Aqui esta a Chilindrina”, “O cidadão Goméz”, “La leona”, “Chespirito”, “Conan”.
Florinda Meza Garcia – Dona Florinda
Sempre foi um destaque por interpretar personagens tão diferentes, de uma forma tão boa. Ela costuma participar de diversas produções de Roberto Goméz… O primeiro trabalho deles juntos foi ao fazer “Don Juan Tenorio”. Representou bem seu papel em “Chaves”, interpretando Dona Florinda, uma mulher linha dura algumas vezes. Porém quando fazia “Chapolin Colorado”, o significado de bondade era estampado em seu rosto. Em 1978, ela e Roberto começaram o namoro, após uma viagem ao Chile.Os dois fizeram também uma obra teatral que chamava-se “11 y 12″.
Além de ser atriz, Florinda é escritora, produtora e diretora. Uma curiosidade foi o romance a curto prazo entre ela e o intérprete de Quico. Alguns ainda dizem que esse foi o motivo de Roberto e Carlos ficarem tanto tempo afastados. Atualmente ela vive no México com seu marido.
Edgar Vivar – Sr. Barriga e Nhonho
No início se dedicou a profissão de medicina! Mas então percebeu que não era bem o que queria, talvez por esperar demais. Sua vida artística teve início em 1964 e ele já fez parte de umas 40 obras em média.Na década de 70 ele foi convocado pelo próprio Roberto Gómez Bolaños para participar de seus programas. “Chapolin Colorado” foi o programa que se destacou no início, e se tornou inesquecível após sua entrada para fazer “Chaves” onde interpretava dois personagens… Nhonho e Sr. Barriga. Já na década de 80 ele se afastou do seriado por motivos de saúde, basicamente um problema pulmonar. O tratamento lhe permitiu melhorar e emagrecer 50 quilos em aproximadamente 1 ano. Ele participou também de uma obra chamada “Zarzuela” que o permitiu viajar a Boston, Miami, e outros lugares devido a uma turnê! Em 1997 participou da novela produzida por Florinda Meza e o nome era “Alguna vez tendremos alas”. Não muito diferente dos outros, Edgar também tinha um circo cujo o nome era “Circo noño y el Señor Barriga”. Ele se despediu desses 2 personagens em 2002 alegando que eles já teriam se tornado inesquecíveis. Vivar é divorciado e atualmente co-dirige um série na Argentina. Alguns de seus trabalhos foram: “El Chanfle”, “El Chapulín Colorado”, “Escuadron Sida”, “De pe a pa”, “Música de Viento”, “Aplausos”, “Bandidas”, etc.
Aguirre a princípio estudou engenharia agrônoma na faculdade e começou trabalhar desde cedo. Um homem com muitas profissões diversificadas como toureiro, locutor de rádio e tv, diretor de televisão, etc. Após tudo isso, Rubén começou a trabalhar no canal 6 e aos poucos se tornou o braço direito do gerente do canal. Desta forma o canal começou a ser destacar e até ficou uma competição entre ele e o canal Tele Sistema Mexicano, que naquela época era o mais importante.
Depois de um certo tempo, quando o canal 8 foi aberto (que aliás foram os donos do canal 6 que abriram), convidaram de cara Rubén para ser sub-gerente da produção. Então, ele começou a trabalhar como executivo aos sábados como ator no programa criado por Roberto Goméz… mas como não podemos ter tudo, o diretor do canal não gostou da idéia, alegando que não era de um bom tom um executivo ser ator. Aguirre fez uma escolha que surpreendeu a todos: Deixou o cargo de lado e se dedicou inteiramente a carreira de ator. Depois desse acontecimento, ele estava incluso em praticamente todas as séries de Bolaños como “El Chavo Del Ocho”, “El Chapulíl Colorado”, “El Cidadano Goméz”, “Los Super Genios de La Mesa Cuadrada”.
Além desses, também participou de filmes como: Don Ratón y Ratiro”, “El Chanfle” (1 e 2) e “Charrito”.
Após o fim de Chaves ele participou também do programa da Maria Antonieta. Assim como os outros, Aguirre também teve um circo cujo nome era “El circo del Professor Girafales”. Atualmente ele vive com sua esposa Consuelo Aguirre e tem 7 filhos.
Angelines Fernandez – Dona Clotilde, a bruxa do 71
Nasceu em Madri, porém por causa da ditadura tentou emigrar para o México. Mas como não teve sorte se refugiou em Cuba. Em 1950 regularizou sua documentação e finalmente foi para o México.Quando Ramón morreu, ela foi uma das pessoas que mais sofreu. Eram muito próximos antes mesmo da série “Chaves” pois trabalharam em filmes antes, se tornando assim grandes amigos. Além de trabalhar em Chaves por mais de 23 anos ela também ingressou na série “Chapolim Colorado”.
Alguns de seus trabalhos foram: “El Chanfle”, “Mi miño, mi caballo y yo”, “Despedida de casada”, “Oye Salomé”, “Bella entre las Flores”, “Estrategia matrimonial”, “Corona de Lágrimas”, etc.
Angelines teve apenas uma filha chamada Paloma Fernández. Nossa querida atriz nos deixou com saudade em 25 de março de 1994, quando faleceu por câncer no pulmão, causado pelo fumo em excesso. Ela tinha 71 anos na época.
Adorava esses para os que se foram restou apenas saudades.
ResponderExcluir