Portal Online Pro: Análise Review de Diablo 3

Análise Review de Diablo 3

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Diablo 3 é um retrato do que a Blizzard faz de melhor. A empresa se tornou uma especialista em bolar classes interessantes, e levar as mecânicas de combate a um nível que raramente vemos igual no mercado. Por outro lado, ela não tentou inovar em nada nos outros elementos. A linearidade, a história ignorável, os personagens que ninguém dá a mínima bola são coisas que podiam ter sido melhoradas em relação aDiablo 2, mas infelizmente não foram.
Pontos Positivos
Combate fluido e brutal – Classes diferentes que foram muito bem boladas – Muitas opções de customização com habilidades e itens – Fácil de jogar com amigos e outras pessoas – Valor de replay que tende ao infinito – Viciante e difícil de largar graças ao ritmo constante que sempre te dá coisas novas – Totalmente traduzido e dublado em português-BR
Pontos Negativos
Narrativa pobre – Personagens sem graça e diálogos ruins – Requere conexão online constante
Vale a pena? Se você tem algum apreço por Diablo ou loots, deve comprá-lo o mais rápido o possível.
A aventura de Diablo 3 continua completamente linear, idêntica a de Diablo 2Você tem um jogo separado em atos, e cada ato separado em quests. Você vai visitar lugares familiares como desertos, florestas, montanhas e muitas dungeons. Nada de novo aí, e é melhor você se preparar pra encarar bastante repetição nos visuais, principalmente no segundo ato. É até curioso dizer que o quarto ato, sendo o menor deles, acaba sendo o mais prazeiroso de todos.
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Desertos… e mais desertos…. e mais um pouquinho
As justificativas pra você seguir em frente são sempre muito vagas e fracas: “Vá lá e derrote o monstro” ou “Pegue alguns itens no final dessa dungeon de 3 níveis”. Os personagens sem graça e os diálogos mal escritos também não ajudam em nada, e logo você se vê cancelando-os simplesmente por chegar a conclusão de que eles não acrescentam nada e não valem a pena.
Existem uns livrinhos que você pega no meio da aventura, que contam parte do lore do jogo tanto em texto como em voz. Foram uma adição interessante, mas que não se encaixam bem no meio do combate. É difícil prestar atenção na narração quando tem uma horda de inimigos no seu pé. E ainda tem seu npc companheiro que adora falar no meio delas e interrompê-las por completo.
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Os livrinhos de lore são uma novidade que não se encaixou muito bem
As lindas cinematics em CG tentam salvar a narrativa, e dar aquela personalidade que simplesmente não existe no jogo. Elas são realmente incríveis, mas infelizmente não chegam nem perto de serem o suficiente.
Em resumo, Diablo 3 não aprimora praticamente em nada a experiência “fora de combate” de Diablo 2. É uma decepção pensar que depois de todo esse tempo a Blizzard não consiga dar a devida atenção a esses elementos.
Felizmente não é a história que vai tomar a maior parte do seu tempo, mas sim o combate e a customização. Aí sim é tudo tão detalhado, polido e bem integrado que é difícil fazer críticas sem pegar uma lupa e tentar analisar os mínimos detalhes.
O jogo disponibiliza cinco classes que são completamente diferentes umas das outras. Apesar de seguirem estereótipos, jogar com elas é uma experiência nova e completa. Dá pra ver que todas foram pensadas com muito carinho, e desenvolvidas individualmente pra oferecer o máximo de diversão pra quem as escolhe.
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Cinco classes absolutamente diferentes e muito bem feitas
Na tarefa de customizar sua classe, o abandono dos atributos e talentos a princípio tinha parecido uma perda, mas a Blizzard conseguiu me convencer do contrário. O novo sistema de escolher habilidades e runas é muito mais dinâmico, e torna a jogabilidade muito mais divertida, principalmente pra quem quer jogar por horas a fio.
Esse sistema também permite um conjunto de customizações enorme. E o melhor de tudo é que todo conjunto parece funcionar bem. Diga adeus àquela história de “build perfeita” ou das “3 skills indispensáveis”. Em Diablo 3 você pode jogar como quiser, sempre se adaptando às situações, inimigos e ao seu grupo de jogadores. É uma sensação ótima poder sempre trocar seu conjunto de habilidades, renovando a jogabilidade cada vez que você faz isso.
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A mudança pra um sistema de habilidade e runas foi algo que realmente deu certo
O combate é rápido e brutal, e requere concentração e atenção. Prepare-se para morrer bastante, principalmente nas dificuldades maiores. As batalhas de chefes também foram levadas a um outro nível, com mecânicas de MMOs que diversificam as lutas e passam a requerer mais habilidade do que simplesmente equipamentos. Sem mais “tank and spank”!
Pra  manter sua atenção no jogo, Diablo 3 recorre à técnica de sempre te mandar coisas novas a cada 5 minutos. Você nunca passa muito tempo sem que algum bicho especial apareça, aconteça um evento ou um item supremo caia. A novidade vai te mantendo sempre ativo, atento, e o melhor, querendo mais e mais. É assim que “só mais 15 minutos pra passar dessa parte” rapidamente se tornam em uma hora, duas, três, e quando você vê o dia simplesmente acabou.
Com o abandono do sistema de atributos, os itens ganharam um significado muito maior em Diablo 3, e agora o loot é mais importante do que nunca. A grande maioria dos itens tem atributos aleatórios, mesmos os raros, abrindo um leque maior na hora de customizar seu personagem (escolha sempre vitalidade, é o meu conselho). E o cálculo automático do seu DPS também foi uma novidade que deu ainda mais clareza de como tudo funciona, ao invés de contas obscuras que ninguém está afim de fazer.
Mas se você não tiver sorte com os drops, pode sempre recorrer ao útil sistema de crafting do jogo. Você vai ter que investir dinheiro, quebrar itens em partes, subir o nível de habilidades, dentre outras coisas, mas no final das contas vai valer a pena. Pois a parte de crating felizmente não é apenas cosmética, e tem verdadeira utilidade pros seus personagens.
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O crafting tem verdadeira utilidade, e não é apenas algo cosmético
A obrigatoriedade do modo online foi uma decisão de design que praticamente estragou o lançamento do jogo, e até hoje ainda sofre de vários protestos. Não há como jogar em um modo single player, e sua experiência de jogo é uma completa refém da qualidade dos servidores e da sua conexão de internet. Isso é um ponto negativo que deve se normalizar com os meses, mas que até agora ainda atrapalha, e muito.
Forçar o jogador a ficar sempre online teve porém um motivo forte. A parte multiplayer de Diablo 3 é cheia de opções, funciona muito bem, e você nunca mais vai precisar jogar sozinho se não quiser. É muito fácil entrar e sair de jogos dos seus amigos, e caso esteja em situação “forever alone”, pode sempre recorrer ao sistema de matchmaking pra instantaneamente achar uma party que está na mesma quest que você. É um sistema de fazer inveja a qualquer MMO.
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Com os sistemas multiplayer de Diablo 3 você só joga sozinho se quiser
A casa de leilões também é um dos motivos pelo qual você queira estar sempre conectado. Ela funciona basicamente como em um MMO, mas com regras específicas que se adequam ao universo de Diablo 3. E com o lançamento da versão da casa de leilões de dinheiro real no futuro, é provável que a economia do jogo vire um mundo próprio dentro dele.
Em relação a engine gráfica, dá pra perceber que ela é visualmente inferior a produtos atuais, mas o mais importante é que ela faz seu papel: manter o combate fluido e os FPS altos. E com “visualmente inferior” eu não quero dizer “feio”. As texturas podem ter resoluções menores e tudo mais, mas a parte artística que compõe o mundo e os personagens têm muito charme e são indispensáveis para a imersão. As músicas também merecem ser mencionadas, pois são um espetáculo em si.
É difícil calcular quantas horas você vai gastar em Diablo 3 porque o jogo tem um conteúdo potencialmente muito vasto. Até você conseguir vencer a dificuldade Inferno, subir todas as classes de nível, pegar os melhores itens… e até lá já saiu uma expansão, ou o patch gratuito que vai incluir arenas de PvP. Após comprar Diablo 3 você basicamente vendeu sua alma para a Blizzard, e agora vai ser difícil tomá-la de volta.
Conclusão
Diablo 3 é sem dúvida o melhor action rpg lançado até hoje. É o melhor combate, as melhores mecânicas de classes, o melhor multiplayer e valor de replay. Se não tivesse ignorado completamente os outros elementos como a narrativa, história e personagens, poderia ter sido uma obra-prima. Faltou pouco, mas faltou.

Fonte: muitosupremo

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