São poucas as franquias lançadas recentemente que conseguem ser  unanimidade com o público gamer. Uncharted é uma delas. Apenas cinco  anos após o lançamento do primeiro jogo da série, Uncharted Drake’s  Fortune, o herói Nathan Drake coleciona prêmios e admiradores por todo o  mundo. Com seu humor ácido e doses cavalares de aventura e adrenalina, o  anti-herói carismático se consolidou no mercado a ponto de ser um dos  principais representantes da atual geração de consoles.
	História
	Em 2007 a empresa Naughty Dog lançou a nova franquia para PlayStation 3.  O que no início parecia uma grande mistura de Tomb Rider com Indiana  Jones, aos poucos foi se revelando um jogo com características próprias,  ótimos personagens e um enredo eletrizante.
	O caçador de tesouros Nathan Drake partia em busca do El Dourado. Para  auxiliar na campanha, o jogador contava com a ajuda de Victor Sullivan,  tutor do herói, e Helena Fisher, jornalista e par romântico da série.
	Com espírito inconsequente e sem temer a morte, o descendente do  explorador Sir Francis Drake estava disposto a tudo para resgatar o  legado da família e ficar bastante rico. A premissa seguiria por todos  os jogos da série, mudando apenas o caminho que o herói tomaria para  alcançar os objetivos.
	Títulos
	São quatro jogos lançados até o momento: Uncharted Drake’s Fortune,  Uncharted Among Thieves, Uncharted Drake’s Deception e Uncharted Golden  Abyss. Os três primeiros são exclusivos do PlayStation 3 enquanto o  último faz parte do catálogo do PlayStation Vita. Ao todo a série já  vendeu 17 milhões de cópias pelo mundo, sendo umas das principais  franquias desta geração de consoles.
	Recheado de cenas de ação o jogo chegou ao mercado conquistando o  público com uma narrativa simples e ao mesmo tempo eletrizante. Não era  incomum observar Nathan Drake cercado de inimigos enquanto balas  cruzavam o ar em busca de um alvo. Com uma quantidade significativa de  explosões e elementos na tela, Uncharted mudou a maneira de se  desenvolver jogos, ditando novas tendências e estabelecendo seu lugar no  mercado.
	Personagens
	O principal trunfo da franquia Uncharted não é a sequência  cinematográfica que cerca Nate a cada passo, mas sim a profundidade dos  personagens clichês e seus relacionamentos. O time de elite da série é  composto por Victor Sullivan, Elena Fisher, Chloe, Cutter e Marisa  Chase.
	A importância de Sully é tão grande para o desenvolvimento dos jogos  como um todo, que o penúltimo título da franquia,  Uncharted Drake’s  Deception, gira quase que exclusivamente em torno da relação de Drake  com o seu tutor. Ainda jovem o aventureiro conhece Victor Sullivan após  bater sua carteira e depois de uma lição moral os dois engrenam uma  amizade verdadeira que se estende até os dias atuais.
	Elena Fisher é o principal par romântico da série. Principal porque não  é a única mulher que se envolve com Nathan na franquia. Drake conhece  Elena ainda no primeiro jogo e com o passar do tempo o relacionamento  dos dois vai se aprofundando. No terceiro jogo da série o romance já  aparece consolidado, quase que esgotando as possibilidades de Nathan se  envolver com outra personagem.
	Chloe surge no segundo título e tem um rápido relacionamento com Drake,  que se esgota completamente quando Elena surge na edição. Extremamente  aventureira, a morena é quase que uma versão feminina do herói. Sem  depender dos cuidados de Nathan, a personagem é um dos destaques da  série, protagonizando ótimos diálogos e cenas próprias arrebatadoras. A  aceitação da sexy aventureira foi tanta que ela retornou no terceiro  jogo da franquia.
	Claramente inspirado fisicamente no ator Jason Statham, Charlie Cutter é  um caçador de tesouros introduzido no terceiro jogo da série. No inicio  do game o valentão surge como aliado dos vilões do título, mas depois  se revela ao lado de Nathan Drake e Victor Sullivan.
	Marisa Chase faz parte do elenco de Uncharted Golden Abyss, único jogo  da série que não foi produzido pela Naughty Dog, apenas passou pela  surpervisão da empresa. Chase é neta de Vicent Perez e é a companheira  de Drake na aventura.
	Vilões
	Se existe um questionamento por parte dos fãs é quanto ao  desenvolvimento dos vilões da série. De todos os inimigos de Nathan  Drake, não seria exagero afirmar que apenas dois são dignos da aventura:  Zoran Lazarevic e Katherine Marlowe.
	O cruel e louco Lazarevic é o principal antagonista do segundo jogo da  franquia. O ex-oficial soviético assina como traficante de armas e  inferniza a vida dos personagens. Uma das cenas mais marcantes  protagonizada pelo vilão é o frio assassinato de Jeff, câmera de Elena  Fisher.
	Katherine Marlowe é completamente diferente de Zoran. A vilã não suja  as mãos com sangue, mas não deixa de ser fria e calculista. Sempre  cercada por inúmeros capangas, a velha conhecida de Victor Sullivan  abusa da inteligência para manipular os personagens.
	Entre todos os vilões da série também merecem destaque Fliyn, Eddie  Raja, Jason Dante, Roberto Guerro, Draza e Gabriel Roman. Atoq Navarro,  antagonista do primeiro jogo da franquia é um arqueólogo sul-americano  que comanda um grupo de mercenários. Apesar das características  interessantes, o vilão não agradou a maioria dos jogadores, sendo  duramente questionado até mesmo pela imprensa especializada.
Prêmios 
	Uma das séries mais premiadas de todos os tempos, a franquia coleciona  inúmeros títulos de Game Of The Year dos veículos especializados ao  redor do mundo. Entre os destaques estão o GOTY da edição 2009 da Video  Game Awards com Uncharted Among Thieves e o título de melhores gráficos  do mesmo prêmio na edição 2011.
	Até o momento não há qualquer notícia sobre um novo capítulo da  franquia. Entendemos que, com o lançamento de The Last of Us -  desenvolvido pela mesma Naughty Dog - os esforços estão concentrados na  nova franquia. Sendo assim, é bem provável que um novo Uncharted só  comece a ser desenvolvido no ano que vem e com grandes chances de chegar  já na próxima geração de consoles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário